Leia também:
X De China a Burkina Faso: Lula é ladeado por ditadores na Rússia

EUA e China fazem acordo por suspensão parcial de tarifas

Medida fará com que taxa sobre produtos americanos caia para 10% e sobre chineses reduza para 30%

Pleno.News - 12/05/2025 05h49 | atualizado em 12/05/2025 15h32

EUA e China chegaram a um acordo Foto: Pexels

Os Estados Unidos e a China anunciaram nesta segunda-feira (12) uma série de medidas concretas para aliviar as tensões comerciais entre os dois países, incluindo a suspensão parcial das tarifas recíprocas mais recentes.

De acordo com uma declaração conjunta divulgada no final de uma nova rodada de negociações em Genebra, na Suíça, a China reduzirá as tarifas sobre produtos americanos de 125% para 10% nos próximos 90 dias, enquanto os Estados Unidos cortarão seus impostos sobre produtos chineses de 145% para 30% no mesmo período.

As duas potências também concordaram em estabelecer um mecanismo de consulta permanente, no que representa o gesto mais tangível de alívio das tensões desde o início da atual escalada tarifária. O novo mecanismo de diálogo será liderado pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng; o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent; e o representante comercial americano, Jamieson Greer.

O representante comercial americano disse que as negociações do final de semana proporcionaram a primeira discussão direta com a China sobre a epidemia de consumo de fentanil nos EUA, o que levou Washington a pedir a Pequim que reprima a produção e exportação ilegais dos produtos químicos usados ​​em sua fabricação.

– Houve um comprometimento surpreendente quando abordamos a crise do fentanil. Foi a primeira vez que a China entendeu a magnitude do que está acontecendo nos Estados Unidos – destacou Greer.

Por sua vez, o secretário do Tesouro dos EUA expressou grande satisfação com o resultado dos dois dias de reuniões com a China, destacando a disposição demonstrada em avançar nessas discussões e o respeito mútuo que prevaleceu ao longo do processo. Nesse sentido, ele enfatizou que um dos aspectos mais positivos dos encontros diretos entre China e Estados Unidos foi sua utilidade em “reparar relações”.

Bessent acrescentou que agora ambos os países têm um mecanismo de consulta que “evitará” outra escalada comercial agressiva como a vista nos últimos dois meses. A guerra comercial entre as duas potências se intensificou em abril com a imposição de novas tarifas recíprocas, que elevaram as taxas a níveis sem precedentes: 145% para produtos chineses e 125% para produtos americanos.

*EFE

Leia também1 Membros da ADVEC: Família morre em acidente no Rodoanel
2 Temer: Lula vai "meditar duas ou dez vezes" sobre tentar reeleição
3 Bretas sobre Lula: 'Diga-me com quem andas e eu direi quem és'
4 Mais um! Mãe de 12, Mariana Arasaki anuncia nova gravidez
5 Assessoria atualiza estado de Marrone após queda no palco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.