Leia também:
X Acidente em escada rolante deixa feridos em metrô

EUA: Culpados de morte de jornalista enfrentarão sanções

Lei permite que governo americano puna violações de direitos humanos no mundo todo

Ana Luiza Menezes - 23/10/2018 20h51

Mike Pompeo em entrevista coletiva, na sede do Departamento de Estado Foto: EFE/ MICHAEL REYNOLDS

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou nesta terça-feira (23) que o governo americano revogará os vistos dos envolvidos na morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Em entrevista coletiva, na sede do Departamento de Estado, em Washington, ele anunciou a possibilidade de também impor sanções às mesmas pessoas.

Pompeo explicou que os departamentos de Estado e do Tesouro trabalham em conjunto sobre a possibilidade de sancionar os supostos responsáveis, com amparo na lei Global Magnitsky, aprovada em 2016. A medida permite ao governo punir os envolvidos em violações de direitos humanos no mundo todo.

– Estas penas não serão a última palavra dos EUA neste assunto, continuaremos estudando medidas adicionais para que os responsáveis prestem contas. Estamos deixando muito claro que os EUA não tolerarão esta impiedosa ação para silenciar o senhor Khashoggi, um jornalista, através da violência – afirmou.

Pompeo garantiu que os EUA continuarão com uma forte parceria com a Arábia Saudita. Entretanto, ressaltou que nem ele, nem o presidente Donald Trump estão satisfeitos com esta situação.

– Nossos objetivos estratégicos com a Arábia Saudita continuam, nós continuamos vendo que se pode conseguir ao mesmo tempo o duplo objetivo de proteger os americanos e fazer com que os responsáveis pelo assassinato de Khashoggi prestem contas – disse.

O secretário não esclareceu quem são os identificados como supostos autores do assassinato. A informação de vistos é considerada confidencial pelas autoridades migratórias americanas.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Restos mortais de jornalista saudita são encontrados
2 Presidente turco diz que morte de Khashoggi foi premeditada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.