Leia também:
X Embaixadora se recusa a ouvir fala de Jean Wyllys na ONU

EUA: Brasil quer negociar isenção de visto a brasileiros

Informação foi dada pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo

Henrique Gimenes - 15/03/2019 14h42

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo Foto: EFE/Antonio Lacerda

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou, nesta sexta-feira (15), que o Brasil deve negociar com os Estados Unidos o fim da exigência de vistos para que brasileiros entrem no país. A declaração foi dada durante uma entrevista à Rádio Gaúcha.

A negociação seria uma compensação à liberação pelo Brasil de vistos para americanos, canadenses, japoneses e australianos. O anúncio será feito pelo presidente Jair Bolsonaro durante viagem aos EUA. De acordo com Ernesto Araújo, a medida deve beneficiar o turismo no país.

– No momento, queremos fazer esse caminho de lá para cá, em benefício de nosso mercado de turismo. A isenção de visto para esses quatro países pode gerar uma receita adicional de vários bilhões de reais – ressaltou.

O ministro das Relações Exteriores disse ainda que pretende negociar um melhor tratamento a brasileiros que visitam os EUA para evitar que sejam enviados de volta ao Brasil mesmo com a documentação regular.

– Vamos trabalhar para que isso diminua ao máximo. Vamos manter um diálogo consular, para que não haja discriminação e desrespeito. Os turistas brasileiros estão entre os que mais gastam nos EUA. Tenho certeza que o atual clima político vai facilitar esse tipo de ação – destacou.

Ernesto Araújo ainda comentou a situação da Venezuela e disse que a saída de Juan Guaidó da presidência do país é uma questão de tempo.

– Nossa intervenção é simplesmente diplomática e política. Intervenção militar não está no nosso plano. Está quase começando uma transição democrática na Venezuela, mas ela é mais lenta do que gostaríamos. Porém, o processo é irreversível – apontou.

Leia também1 Em transmissão, Bolsonaro fala sobre viagem aos EUA
2 Jair Bolsonaro fará roteiro religioso em viagem a Israel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.