Leia também:
X Itamaraty lamenta morte de ex-presidente argentino

EUA: Biden pede ao Congresso restrição a armas de fogo

A solicitação foi feita neste domingo

Pleno.News - 14/02/2021 20h00 | atualizado em 24/06/2021 19h46

Joe Biden, presidente dos EUA
Joe Biden, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/KEVIN DIETSCH / POOL

Neste domingo (14), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que o Congresso reformule as leis que regulamentam a posse de armas de fogo.

A solicitação marcou o aniversário de 3 anos do tiroteio no colégio da cidade de Parkland, na Flórida, no qual morreram 17 pessoas.

Em uma declaração, Biden reconheceu o trabalho dos sobreviventes da tragédia, que travaram uma campanha para restringir a posse de armas e tornaram-se um símbolo para uma geração de jovens americanos que não querem aceitar tiroteios em escolas como algo normal.

Biden prometeu que seu governo não vai esperar o próximo tiroteio para fazer uma proposta ao Congresso, o único com poder de reformular a legislação sobre armas e que não aprovou nenhuma lei significativa por mais de duas décadas, em parte devido à influência da poderosa Associação Nacional de Rifles (NRA, sigla em inglês).

– Hoje, peço ao Congresso que promulgue reformas na lei de armas de senso comum – pediu Biden.

Especificamente, ele pediu ao Legislativo que aprovasse leis que exigissem a verificação dos antecedentes dos compradores de armas e proibissem fuzis de assalto e carregadores de alta capacidade, os quais permitem aos proprietários de armas matar um grande número de pessoas, sem ter que parar para recarregar as balas.

Biden também pediu o fim da “imunidade” de que gozam os fabricantes de armas que vendem essas “armas de guerra” nas ruas dos Estados Unidos.

Antes de Biden, vários presidentes democratas tentaram restringir o direito de portar armas, protegido pela Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Na verdade, quando deixou o poder, o ex-presidente Barack Obama reconheceu que sua maior frustração na Casa Branca foi o fracasso de seus esforços para expandir o controle de armas no país.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Epidemiologista de Biden diz que "variante brasileira preocupa"
2 Porta-voz diz que Brasil segue como aliado de Washington
3 EUA podem ter acordo nuclear com o Irã, diz porta-voz de Biden
4 Bolsonaro acredita que Biden irá manter acordos de Trump
5 Biden sobre chineses: 'Se não nos mexermos, eles vão nos superar'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.