Leia também:
X EUA devem enviar vacinas ao Brasil em breve, diz Bolsonaro

EUA apoiam solução “integral e negociada” para crise na Venezuela

Informação foi divulgada nesta quinta-feira

Pleno.News - 06/05/2021 18h30

Venezuela passa por confrontos entre forças a favor e contra Maduro Foto: EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda

Os Estados Unidos decidiram apoiar uma solução “integral e negociada” para a crise política, econômica e social na Venezuela, com condições para que ocorram eleições presidenciais livres e justas, afirmou nesta quinta-feira (6) a secretária adjunta interina para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado americano, Julie Chung.

Em uma sequência de tweets em espanhol, a secretária destacou que cabe aos venezuelanos decidir se o novo Conselho Nacional Eleitoral contribuirá para esse fim. Ela escreveu também que o governo do presidente Joe Biden continua pressionando por mudanças que considera fundamental um pleito livre e justo em território venezuelano.

– O levantamento da proibição dos partidos políticos, a libertação incondicional dos presos políticos, o convite a observadores eleitorais internacionais confiáveis e um calendário eleitoral público – enumerou Chung.

Na última terça-feira (4), foi escolhida na Venezuela a nova diretoria do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) pelo Parlamento, de maioria governamental. A nova equipe tem três membros de situação e dois de oposição e ficará encarregada de supervisionar as eleições locais e regionais deste ano.

O governo do presidente americano Joe Biden não mudou até agora suas políticas em relação à Venezuela em comparação com o seu antecessor, Donald Trump, e continua reconhecendo o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino.

Em fevereiro, Biden disse não esperar estabelecer contato direto com Maduro a curto prazo e que continuava reconhecendo Guaidó como seu interlocutor.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Venezuela recebe do Unicef 50 congeladores para vacinas contra Covid
2 Venezuela aumenta salário, mas valor não chega a R$ 19
3 Juan Guaidó acusa Maduro de vínculos com narcoterroristas
4 Papa diz que pandemia agravou dificuldades dos venezuelanos
5 Oposição venezuelana acusa governo de armar criminosos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.