Leia também:
X Maduro diz ter se reunido com “alguém da CIA” recentemente

EUA aplicam sanções ao PCC e outros grupos criminosos internacionais

O país anunciou a criação de um Conselho sobre Crime Organizado Transnacional

Pleno.News - 17/12/2021 15h11 | atualizado em 17/12/2021 15h30

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Michael Reynolds

Na quarta-feira (15), o governo dos Estados Unidos impôs sanções contra grupos criminosos do Brasil, do México e da China. Os EUA também anunciaram a criação de um Conselho sobre Crime Organizado Transnacional, que busca processar mais rapidamente este tipo de atividades.

Entre os afetados pelas novas sanções anunciadas em comunicados do Departamento do Tesouro e da Casa Branca, está o Primeiro Comando da Capital (PCC), cujas operações englobam a América do Sul, os EUA e a Europa.

As autoridades americanas também destacaram como organizações de tráfico de drogas dois grupos mexicanos que emergiram do cartel Beltrán Leyva: Los Rojos e Guerreros Unidos, considerados responsáveis por grande parte do tráfico de heroína do México para os Estados Unidos.

Washington incluiu na sua lista de reis da droga o grupo chinês Chuen Fat Yip, que lidera uma rede na China dedicada à venda de fentanil e vários produtos químicos precursores, e várias empresas chinesas envolvidas nestas operações: Wuhan Yuancheng Gongchuang Technology, Shanghai Fast-Fine Chemicals e Hebei Atun Trading.

Como resultado da resolução, quaisquer ativos que esses grupos e empresas possam ter sob jurisdição dos EUA são congelados. Os sancionados também estão proibidos de efetuar transações financeiras com cidadãos dos EUA.

O novo conselho, estabelecido pelo presidente dos EUA, Joe Biden, por meio de uma ordem executiva, incluirá funcionários dos Departamentos de Justiça, Tesouro, Estado, Defesa, Segurança Nacional e do gabinete do diretor de Inteligência Nacional.

– As organizações de tráfico de drogas estão entre as ameaças mais significativas e com maiores recursos que os Estados Unidos enfrentam – disse um funcionário americano de alto cargo (que solicitou o anonimato), em entrevista por telefone.

Ainda segundo a fonte, com a criação do Conselho, Washington busca ter mais “agilidade e flexibilidade” para processar essas redes criminosas que “funcionam cada vez mais como conglomerados internacionais” e cujas operações representam “um risco para a estabilidade e eficiência dos mercados e sistemas financeiros”.

– As atividades incluem corrupção e violência em larga escala, minando o estado de direito e pondo em perigo os governos democráticos – acrescentou.

A fonte também observou que essas organizações “se afastaram das estruturas hierárquicas” e estão “agora mais descentralizadas, tendo os seus agentes financeiros pouco contato com os líderes, o que complica o rastreamento por parte das autoridades”.

*EFE

Leia também1 Maduro diz ter se reunido com "alguém da CIA" recentemente
2 Moro: 'Lula criou teoria, dizendo que EUA criaram a Lava Jato'
3 Elon Musk quer implantar chips cerebrais em humanos em 2022
4 Trump critica deslealdade de Netanyahu: 'Um erro terrível'
5 Biden ameaça Putin em caso de ataque contra Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.