Leia também:
X Califórnia: Mais de 500 estão desaparecidos após incêndios

EUA anunciam saída da Unesco por país ser pró Israel

O país permanece como membro até o final de 2017

Camille Dornelles - 12/10/2017 11h50 | atualizado em 12/10/2017 12h41

Governo americano decide retirar EUA da Unesco Foto: Wikimedia

Uma decisão polêmica foi tomada pelo governo norte-americano nesta quinta-feira (12). O Departamento de Estado dos Estados Unidos declarou que irá sair da Unesco em 2018.

A decisão foi enviada à entidade por meio de notificação oficial, na qual declarava que a decisão não foi fácil de ser tomada.

– Reflete as preocupações dos EUA com pagamentos em atraso na Unesco, a necessidade de reformas fundamentais na organização e a continuidade do viés anti-Israel na Unesco – explicou o Departamento em seu comunicado.

Vale lembrar as críticas que o presidente norte-americano, Donald Trump, tem feito à política da ONU desde seu primeiro pronunciamento, em setembro.

Uma das insatisfações dos EUA com a entidade é o alto financiamento. Para a Unesco, o país bancava um quinto da verba até 2011, quando decidiu diminuir a quantia em protesto à entrada dos palestinos na entidade.

Em resposta, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, declarou em sua rede social que lamenta a saída do país. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura integra a ONU.

LEIA TAMBÉM
+ Em seu primeiro discurso na ONU, Trump critica entidade
+ Catalunha não se emancipa, mas quer diálogo com Madri
+ Em SP, Obama defende: ‘É preciso ter jovens na política’

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.