EUA: 238 republicanos assinam carta em apoio a Kamala Harris
Signatários citaram "divergências ideológicas honestas"
Pleno.News - 28/08/2024 16h27 | atualizado em 28/08/2024 17h52

Mais de 200 funcionários de quatro candidatos presidenciais republicanos anteriores endossaram a candidatura da democrata Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos, alertando que a ideia de um segundo mandato para o candidato republicano Donald Trump é “simplesmente insustentável” e “prejudicará pessoas reais e comuns”.
Em uma carta aberta, divulgada pela primeira vez nesta semana pelo USA Today, 238 pessoas que trabalharam para o ex-presidente George H.W. Bush, o ex-presidente George W. Bush, o ex-senador do Arizona John McCain e o senador do Utah Mitt Romney convocam seus colegas “republicanos moderados e independentes conservadores” para se juntarem a eles no apoio a Harris e seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota Tim Walz, em vez de Trump e sua escolha para vice-presidente, o senador JD Vance, de Ohio.
– É claro que temos muitas divergências ideológicas honestas com a vice-presidente Harris e o governador Walz – escreveram os republicanos, observando a importância de alguns estados de batalhas que se mostraram cruciais para a pequena margem de vitória do democrata Joe Biden em 2020.
– Isso era de se esperar. A alternativa, no entanto, é simplesmente insustentável.
Os signatários incluem Reed Galen, que atuou nas campanhas de George W. Bush e McCain e que cofundou o grupo antiTrump The Lincoln Project, e Olivia Troye, ex-funcionária de George W. Bush e conselheira de segurança interna do vice-presidente de Trump, Mike Pence. A gama de empregados representados abrange desde chefe de gabinete até estagiário.
Em uma declaração, o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, chamou a carta de “hilária porque ninguém sabe quem são essas pessoas”.
– Eles preferem ver o país queimar do que ver o presidente Trump retornar com sucesso à Casa Branca para tornar a América grande novamente – acrescentou Cheung.
Muitos dos mesmos signatários também emitiram uma carta em 2020 apoiando a candidatura de Biden em vez de Trump.
Atrair apoio do outro lado do corredor político se tornou uma tática para Trump e Harris à medida que o dia da eleição, 5 de novembro, se aproxima. Vários republicanos falaram a favor de Harris na Convenção Nacional Democrata da semana passada em Chicago.
Nos últimos dias, Robert F. Kennedy Jr., que recentemente suspendeu sua candidatura presidencial independente, e a ex-deputada Tulsi Gabbard do Havaí, ambos considerados membros marginais do Partido Democrata antes de saírem, apoiaram Trump.
Nesta terça-feira (27), o porta-voz da campanha de Trump, Brian Hughes, disse que Kennedy e Gabbard foram adicionados à equipe de transição Trump-Vance.
*AE
Leia também1 Campanha: Robert F. Kennedy Jr. desiste e anuncia apoio a Trump
2 Kamala Harris promete restaurar o aborto e critica Trump
3 Trump diz que 3ª Guerra é quase certa se Kamala vencer
4 Donald Trump usa painel de vidro em comício na Carolina do Norte
5 Kamala defende a legalização da maconha e diz que já usou