Estamos caminhando para a 3ª Guerra? Especialista responde
André Lajst, cientista político, participou do Pleno Time desta quarta-feira
Marcos Melo - 18/06/2025 18h46 | atualizado em 18/06/2025 19h32

O cientista político e presidente executivo da StandWithUs no Brasil, André Lajst, participou do programa Pleno Time desta quarta-feira (18), quando analisou o conflito instalado no Oriente Médio entre Israel e Irã.
O especialista respondeu se estamos, de fato, caminhando para a Terceira Guerra Mundial, uma vez que a crise entre Israel e Irã pode acabar envolvendo outras nações, como Estados Unidos e Rússia, por exemplo.
– Para ter uma guerra mundial precisa ter duas potências envolvidas. E da mesma forma que os Estados Unidos advertiram a Rússia de não invadir a Ucrânia, a Rússia foi, invadiu a Ucrânia e os Estados Unidos não se envolveram diretamente. Nesse caso daqui é uma região, não é menos importante, mas, obviamente, uma guerra na Europa chama muito mais atenção e é muito mais sensível do que uma guerra no Oriente Médio.
Lajst avaliou que existe uma probabilidade do conflito não escalar para uma guerra mundial, uma vez que as potências bélicas não entrariam com tropas no conflito entre Israel e Irã, mas apenas com participações pontuais, citando a atuação dos Estados Unidos que pode utilizar seu potencial bélico, no caso a famosa “bomba mãe de todas as bombas”, que alcança as centrífugas que fabricam material atômico e que estão a 200 metros abaixo da terra, no Irã.
Assista:
*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.
Leia também1 "Posicionamento de Lula sobre Israel é uma ignorância histórica"
2 Comitiva brasileira deixa Israel após o Irã intensificar ataques
3 Trump deixa em aberto ataque ao Irã: "Ninguém sabe o que farei"
4 Moro: Lula mostrou sinais de senilidade na reunião do G7
5 Rússia faz alerta para EUA não entrarem em guerra contra o Irã