Leia também:
X Astrofísica portuguesa desmente a Veja e denuncia “fake news”

Entenda como são as eleições presidenciais nos EUA

O sistema eleitoral norte-americano é bem diferente para os brasileiros

Monique Mello - 27/10/2020 16h56 | atualizado em 27/10/2020 17h59

A Casa Branca é a residência oficial do presidente norte-americano Foto: Pixabay

Nos Estados Unidos, não há uma justiça eleitoral nacional. Cada um dos 50 estados possui as suas regras. A eleição presidencial norte-americana não se dá por voto direto e pode parecer um pouco complexa. O Pleno.News reuniu as principais informações do processo eleitoral daquele que é considerado a maior potência mundial.

Para se candidatar, é preciso ter 35 anos de idade ou mais, ser nascido no país e viver lá por pelo menos 14 anos.

AS PRIMÁRIAS
É a fase inicial em que são escolhidos os candidatos de cada partido. É realizada no primeiro semestre do ano eleitoral. Este ano começou em fevereiro. Quem indica os candidatos dos partidos são os delegados partidários. As prévias são feitas em cada estado, cada qual com a sua regra. O candidato nomeado escolhe quem será o seu vice.

OS DELEGADOS
São pessoas credenciadas na Justiça Eleitoral por cada partido para representa-los em assuntos de seu interesse. Como a eleição é indireta, a população vota nos delegados, que irão compor o colégio eleitoral. Os delegados escolhidos nas prévias vão à Convenção Nacional representar um pré-candidato. Esta Convenção ocorre, geralmente, entre os meses de junho e julho.

Embora existam outros partidos nos EUA, os Democratas e os Republicanos dominam majoritariamente a máquina eleitoral

Cada um dos estados norte-americanos tem um número de delegados, relacionado ao número de habitantes. Dessa forma, cada estado terá um peso diferente. Califórnia, Texas e Flórida são os mais populosos e que costumam ser decisivos no resultado das eleições. Vencer na Califórnia, por exemplo, significa obter 10% dos votos de todos os delegados do país. Ao todo, são 538 votos dos representantes eleitos nos distritos no Colégio Eleitoral. Para vencer a eleição, o candidato deve receber 270 deles.

DEMOCRATAS X REPUBLICANOS
Embora existam outros partidos nos EUA, os Democratas e os Republicanos dominam majoritariamente a máquina eleitoral. Eles são, de fato, os únicos com estrutura partidária para garantir presença em todos os distritos.

A ideologia democrata defende uma maior intervenção do Estado na economia e uma filosofia mais liberal. Já a ideologia republicana aposta em uma menor atuação do Estado e defende ideias mais conservadoras.

Nas eleições de 2020, os representantes de cada partido são, respectivamente, Joe Biden, ex vice-presidente de Barack Obama e Donald Trump, tentando a reeleição.

Joe Biden e Donald Trump disputam as eleições presidenciais 2020 Foto: Reprodução e EFE/EPA/Ken Cedeno/POOL

VOTO ANTECIPADO
Além do voto não ser obrigatório, o sistema eleitoral norte-americano permite a votação antecipada. Os eleitores podem, inclusive, enviar sua escolha pelo correio. No dia 19 de outubro, alguns estados já iniciaram a votação.

O dia oficial da eleição norte-americana é 3 de novembro e em 14 de dezembro será anunciado oficialmente o novo ocupante da Casa Branca.

 

Leia também1 Trump: 'Esta é a mais importante eleição da história do nosso país'
2 Otimista, Donald Trump vota antecipadamente na Flórida
3 Vice de Biden cancela viagens após casos de Covid na equipe
4 Segundo debate entre Joe Biden e Donald Trump é cancelado
5 Bolsonaro: 'Se for a vontade de Deus, espero ir à posse de Trump'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.