Leia também:
X Estudantes são evacuados após descoberta de bomba da 2ª GM

Embaixadora da UE sairá da Venezuela nos próximos dias

Diplomata foi expulsa após as últimas sanções do bloco europeu contra políticos venezuelanos

Pleno.News - 27/02/2021 15h12

isabel brilhante Embaixadora da UE sairá da Venezuela nos próximos dias
Embaixadora Isabel Brilhante Foto: EFE / Rayner Peña

A embaixadora da União Europeia na Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante, sairá do país “nos próximos dias”, dependendo da disponibilidade de voos para voltar à Europa, mas não neste sábado (27), a data limite que havia sido determinada pelo governo venezuelano.

Fontes do bloco informaram à Agência Efe que a saída neste sábado “não foi possível por razões logísticas das quais as autoridades têm conhecimento”.

De acordo com as fontes, as autoridades venezuelanas não reverteram a decisão de declarar Brilhante ‘persona non grata’. Na quarta-feira, o governo deu um prazo de 72 horas para a diplomata sair do país.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, já havia ordenado a expulsão da embaixadora em junho do ano passado. Desta vez, a comunicação veio do ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza.

A decisão era esperada desde que o Parlamento pediu na terça-feira (16) para que o governo expulsasse Brilhante em resposta às últimas sanções do bloco europeu contra políticos e autoridades venezuelanas.

Um dia antes, a UE aprovou novas sanções contra 19 pessoas na Venezuela. O bloco não reconhece as eleições venezuelanas realizadas no dia 6 de dezembro do ano passado por considerar que não foram seguidos os padrões democráticos necessários.

No dia seguinte, Bruxelas reagiu também classificando como ‘persona non grata’ a chefe da missão da Venezuela na UE, Claudia Salerno. No entanto, tal decisão não implica a expulsão do território comunitário porque Salerno também é a embaixadora venezuelana para Bélgica e Luxemburgo.

*EFE

Leia também1 Diretor da OMS diz que Brasil vive tragédia e fala em '4ª onda'
2 Cerca de 300 alunas são raptadas dentro de colégio
3 Relatório acusa príncipe saudita pela morte de Khashoggi
4 Operação nos EUA prende 37 predadores sexuais de crianças
5 Brasileiros retidos por restrições em Portugal voltam para o Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.