Leia também:
X Bolsonaro diz que vai à Rússia por “convite, comércio e paz”

Em meio à tensão, EUA e Rússia retiram diplomatas da Ucrânia

Alemanha também decidiu fazer intervenções em suas representações diplomáticas e fechou consulado

Paulo Moura - 12/02/2022 11h43

Imagem mostra exercício militar ucraniano Foto: EFE/EPA/Oleksander Yesmanchuk

Diante da tensão vivida na fronteira da Ucrânia com uma possível invasão russa ao país, Estados Unidos e Rússia anunciaram que vão retirar os funcionários de suas embaixadas na Ucrânia neste sábado (12). O Departamento de Estado dos EUA determinou que “a maioria dos funcionários contratados diretamente dos EUA” abandone Kiev.

Apesar da redução do pessoal, a embaixada americana informou que toda a equipe manterá os esforços diplomáticos e de assistência ​​​​em apoio à segurança, democracia e prosperidade da Ucrânia. Já a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, disse que a Rússia decidiu “otimizar” sua equipe na embaixada e em consulados no país vizinho.

Na sexta-feira (11), O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmaram que uma invasão militar da Rússia à Ucrânia pode ocorrer ainda durante a Olimpíada de Inverno, em Pequim.

ALEMANHA TAMBÉM FECHA CONSULADO
Outro país que decidiu fazer intervenções em suas representações diplomáticas na Ucrânia foi a Alemanha, cujo Ministério do Exterior anunciou o fechamento de seu consulado em Donetsk, no leste ucraniano. Apesar da decisão, os alemães ressaltaram que a embaixada alemã em Kiev permanece aberta.

Além disso, o Ministério do Exterior alemão também aconselhou, a exemplo do que já foi feito por outros países, que os cidadãos alemães deixem a Ucrânia neste sábado após advertências do governo dos Estados Unidos sobre uma possível invasão russa iminente.

– Se você está atualmente na Ucrânia, certifique-se de que sua presença é absolutamente necessária. Se não for o caso, deixe o país em curto prazo – declarou o ministério por meio de um comunicado.

Leia também1 Rússia pode invadir a Ucrânia na próxima quarta-feira, diz jornal
2 Ucrânia exige explicações da Rússia sobre atividades militares
3 Biden e Putin conversarão sobre a Ucrânia neste sábado
4 Secretário-geral da Otan aponta risco real de conflito na Europa
5 Para EUA, Putin pode invadir Ucrânia nos próximos dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.