Leia também:
X Índia evacua 1 milhão de pessoas antes da chegada de ciclone

Em meio a tensão, Biden e Putin farão reunião em junho

Anúncio foi feito pela Casa Branca

Pleno.News - 25/05/2021 13h43 | atualizado em 25/05/2021 14h32

Biden e Putin
Joe Biden, presidente dos EUA e Vladmir Putin, presidente da Rússia Foto: Arte/Pleno.News

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, irão se reunir no próximo dia 16 de junho, na cidade suíça de Genebra, segundo anunciou nesta terça-feira (25) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Segundo Psaki explicou em comunicado, os dois governantes discutirão todas as questões “urgentes” sobre a mesa enquanto buscam “restaurar a previsibilidade e a estabilidade” da relação entre os dois países.

A reunião de Genebra será a primeira de alto nível entre líderes dos dois países desde que Putin e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump (2017-2021), encontraram-se em Helsinque, em julho de 2018.

O anúncio da Casa Branca confirma esta reunião há muito esperada e que ambos os governos têm preparado nos últimos dias.

Ainda ontem, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, e seu homólogo russo, Nikolai Patrushev, reuniram-se justamente em Genebra e concordaram, como relatado pelos dois governos em declarações separadas, que a “normalização” das relações irá beneficiar tanto os países como a comunidade internacional.

Os dois lados expressaram então sua confiança na possibilidade de encontrarem “soluções mutuamente aceitáveis” em várias áreas.

No último mês de abril, durante uma conversa por telefone, Biden havia proposto a Putin que se encontrassem em um terceiro país, em um futuro próximo, ao que o Kremlin respondeu positivamente.

Na semana passada, os responsáveis pelas Relações Exteriores de ambas as nações, Antony Blinken e Sergey Lavrov, reuniram-se em Reykjavik, na Islândia, para aproximar posições e preparar a reunião entre os presidentes de suas respectivas nações.

*EFE

Leia também1 Perdeu: Felipe Neto indeniza presidente da Funai por ofensa
2 Renan cita nazismo na CPI e gera revolta de senadores
3 Confederação israelita repudia fala de Calheiros sobre nazismo
4 Globo comete equívoco e exibe "Plantão" no momento errado
5 Índia evacua 1 milhão de pessoas antes da chegada de ciclone

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.