Leia também:
X Anvisa: Testes da Butanvac em humanos dependem de dados

Em ato histórico, Israel inaugura embaixada nos Emirados Árabes

É a primeira representação diplomática do país no Golfo Pérsico

Pleno.News - 29/06/2021 14h12 | atualizado em 29/06/2021 15h01

Israel inaugurou primeira embaixada em território árabe Foto: EFE/EPA/GPO GO

Israel inaugurou nesta terça-feira (29) sua embaixada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. É a primeira representação diplomática do país no Golfo Pérsico. O acontecimento histórico foi acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Yair Lapid, em uma visita inédita após a normalização de relações bilaterais entre os países, em setembro de 2020.

Durante a inauguração da embaixada, Lapid agradeceu aqueles que apoiaram o processo de aproximação entre os dois países: o atual primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, às autoridades dos Emirados Árabes, ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e ao atual presidente americano, Joe Biden, bem como ao ex-primeiro-ministro do país, Binyamin Netanyahu (que deixou o cargo após ser derrotado pela coalizão liderada por Bennett e Lapid).

A mídia israelense destacou as referências ao ex-primeiro-ministro no discurso de Lapid. O Jerusalém Post afirmou que Lapid chamou Netanyahu de “o arquiteto dos Acordos de Abraão” e disse que ele “trabalhou incansavelmente para realizá-los”. O Haaretz escreveu que o chanceler acrescentou: “Este momento é tanto dele quanto nosso”.

Além das menções aos líderes envolvidos nos acordos que restabeleceram as relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, o atual chanceler israelense convocou os demais países vizinhos para iniciarem diálogos com Israel.

– Israel quer paz com todos os seus vizinhos. Não vamos a lugar nenhum. O Oriente Médio é nossa casa e viemos para ficar, por isso pedimos a todos os países da região que reconheçam isso e falem conosco – disse Lapid no discurso.

Ele ainda disse: A paz “não é um compromisso. É a escolha mais definitiva que podemos fazer. A guerra é a rendição a tudo o que há de mau dentro de nós; a paz é a vitória de tudo o que é bom”.

A inauguração da embaixada de Israel é apenas parte da agenda do chanceler israelense nos Emirados Árabes. O cronograma da viagem oficial ainda prevê um encontro com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, com as conversas provavelmente se concentrando no Irã, considerado pelos dois países como uma das principais ameaças regionais.

*AE

Leia também1 Homem que matou brasileira na Alemanha gritou 'Alá é grande'
2 Brasileiro morre afogado na Itália ao tentar salvar os filhos
3 Trump faz comício em Ohio e promete estar "longe de acabar"
4 EUA desenvolvem máscara que detecta Covid-19 em 90 minutos
5 Brasileira morreu ao defender filha de ataque a faca na Alemanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.