Leia também:
X Covid-19: Israel passa de 1 milhão de cidadãos vacinados

Pence vai à Justiça para evitar mudança no resultado da eleição

Para a imprensa americana, medida seria um 'rompimento' do vice-presidente com Trump

Pleno.News - 01/01/2021 16h47 | atualizado em 13/10/2021 14h21

Mike Pence Foto: EFE/EPA/Kevin Dietsch

Nesta quinta-feira (31), o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu à Justiça americana que rejeite um processo aberto por deputados republicanos que visa dar a Mike o poder de mudar o resultado das eleições presidenciais, invalidando a vitória do democrata Joe Biden.

Os republicanos argumentam que uma lei de 1887 que rege a forma como o Congresso certifica as eleições presidenciais é inconstitucional. A ação argumenta que a Constituição dá ao vice-presidente, atuando como presidente do Senado, a liberdade de decidir se os votos do Colégio Eleitoral são válidos.

No entanto, por meio do Departamento de Justiça, Pence argumentou que o processo é uma “contradição jurídica”. Em vez disso, os republicanos deveriam processar o Congresso, que aprovou a lei original.

A imprensa americana interpreta como um suposto rompimento entre Pence e Trump, já que ele reforçava as alegações do presidente de que o pleito foi fraudado. Porém, até o momento, não houve declaração de Pence quanto a isso.

Em 6 de janeiro, na última etapa do processo eleitoral americano antes da posse do eleito , no dia 20 de janeiro, a Câmara dos Deputados e o Senado se reunirão em uma sessão conjunta para contar os votos dos delegados ao Colégio Eleitoral , que se reuniram em 14 de dezembro e ratificaram a vitória do democrata.

Pela legislação, cabe ao vice-presidente , que é também presidente do Senado, presidir a sessão e proclamar o resultado.

 

Leia também1 Trump é eleito pelos americanos o homem mais admirado do ano
2 Trump defende 'auxílio Covid' de 2 mil dólares para americanos
3 Fim de ano: Putin cumprimenta Bolsonaro e outros líderes
4 Reino Unido rompe oficialmente os laços com a União Europeia
5 Bolsonaro sobre Doria: 'Não sabe o que é sentir o cheiro do povo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.