Leia também:
X Moscou confirma morte de dois comandantes russos na Ucrânia

Eleição presidencial na Turquia deve ter 2° turno, diz mídia turca

Após 99% das urnas apuradas, Erdogan lidera o pleito, mas não consegue ultrapassar a barreira de 50% dos votos

Pleno.News - 15/05/2023 09h07 | atualizado em 15/05/2023 11h07

Eleição na Turquia terá segundo turno Foto: EFE/EPA/Necati Savas

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, venceu as eleições presidenciais deste domingo (14), mas sem a maioria absoluta necessária para evitar um segundo turno no dia 28 de maio contra o candidato da oposição, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, após a apuração de 99,8% das urnas.

A agência de notícias turca Anadolu dá a Erdogan, que está no poder há duas décadas, 49,5% dos votos, muito semelhante ao concedido pela agência de notícias Anka, enquanto o adversário teria 44,89%. Um terceiro candidato, o nacionalista Sinan Ogan, obteve 5% dos votos.

O partido de Kiliçdaroglu, o CHP, acusou a Anadolu, durante a apuração, de não fornecer dados confiáveis e o AKP de ter bloqueado a contagem das cédulas, contestando os resultados em áreas onde a oposição é mais forte. Nesse sentido, o próprio candidato pediu aos seus auditores e aos voluntários que participam da apuração “que não abandonem os seus postos”.

O prefeito de Ancara, o social-democrata Mansur Yavas, assegurou que, ao incluir a contagem total das grandes cidades, o candidato da oposição terá maioria absoluta para vencer as eleições presidenciais já neste primeiro turno. Erdogan criticou o CHP por divulgar os resultados antes do anúncio oficial e também pediu aos delegados de sua mesa que não abandonassem a apuração.

– Embora as eleições tenham ocorrido em uma atmosfera tão positiva e democrática e a contagem dos votos ainda esteja em andamento, tentar anunciar os resultados às pressas significa usurpar a vontade nacional – disse o presidente.

Nas eleições parlamentares, que também foram celebradas hoje, a aliança formada em torno do AKP, partido de Erdogan, teria 50% dos votos e 325 dos 600 deputados do Parlamento, mantendo assim a maioria absoluta que tem há 20 anos.

O CHP e seus aliados obteriam 34% e 215 deputados, e o partido esquerdista e pró-curdo HDP e seus aliados teriam 60, quando 82% das urnas já foram abertas.

*EFE

Leia também1 Ministros mostram proximidade com o MST e desdenham de CPI
2 Ministro do Trabalho se junta a Lula e critica taxa de juros
3 Salles garante que Jair Bolsonaro reiterou apoio a seu nome; veja
4 Moscou confirma morte de dois comandantes russos na Ucrânia
5 Congresso aprovou ao menos 31 projetos para mães em dez anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.