Leia também:
X Bolsonaro lamenta eleição na Argentina: “Escolheram mal”

Eleição para presidente do Uruguai vai ao segundo turno

Definição entre Daniel Martínez e Luis Lacalle acontece no dia 24 de novembro

Paulo Moura - 28/10/2019 08h13 | atualizado em 28/10/2019 08h14

Daniel Martínez e Luis Lacalle vão disputar segundo turno no Uruguai Foto: EFE/Federico Anfitti e Raul Martinez

As eleições presidenciais do Uruguai vão ter um segundo turno. A definição, que acontecerá no dia 24 de novembro, reunirá o candidato governista e de esquerda Daniel Martínez e o oposicionista de direita, Luis Lacalle. O primeiro turno aconteceu neste domingo (27) e deu vantagem ao candidato governista.

A taxa de comparecimento chegou a 90% na primeira votação, o que foi classificado pela Corte Eleitoral uruguaia como “histórica”. No segundo turno, o direitista Lacalle tentará derrotar Martínez e uma coalizão de partidos esquerdistas, liderada pela Frente Ampla, que está no poder no país desde 2005.

Apesar de sair derrotado no primeiro turno, o candidato de direita tem boas chances de vitória, segundo pesquisas eleitorais do país. A razão é que os candidatos derrotados nos votos deste domingo estão alinhados à direita e devem apoiar Lacalle. Após 93% das urnas apuradas do primeiro pleito, Martínez estava com 40,52% e Lacalle com 29,77%. Além disso, o candidato de esquerda não é visto como um grande líder por movimentos sociais do país.

As eleições no Uruguai acontecem ao mesmo tempo do pleito na Argentina, que elegeu o peronista Alberto Fernández, e em um momento de instabilidade na América do Sul com confrontos no Chile e Equador, além do questionamento sobre ilegalidades nas eleições da Bolívia.

Leia também1 Bolsonaro lamenta eleição na Argentina: "Escolheram mal"
2 Fernández e Cristina Kirchner vencem eleição na Argentina
3 Em homenagem, Emirados projetam bandeira do Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.