Leia também:
X Resgate de submarino argentino está em fase crítica

Ditador do Zimbábue renuncia após 37 anos no poder

Robert Mugabe estava sendo pressionando pelo próprio partido para deixar o cargo

Gabriela Doria - 21/11/2017 15h07

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, acaba de renunciar ao cargo, declarou Jacob Mudenda, presidente do Parlamento. De acordo com a agência Reuters, Mugabe disse em carta que deixará o poder de forma voluntária. O ditador permaneceu como chefe de estado por 37 anos consecutivos.

Aos 93 anos, Robert Mugabe renunciou ao poder no Zimbábue. Ele governava há 37 anos Foto: EFE/Aaron Ufumeli

– Eu, Robert Gabriel Mugabe, entrego formalmente minha renúncia como presidente do Zimbábue com efeito imediato. Eu renunciei para fazer uma transferência de poder tranquila – declarou Mugabe em um trecho da carta.

Manifestantes em frente ao Parlamento do Zimbábue pedem o renúncia do ditador Foto: EFE/Kim Ludbrook

Na última segunda (20), havia se esgotado o prazo que a União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica, partido de Mugabe, tinha dado para que ele renunciasse. Nesta terça-feira (21), os parlamentares iniciaram discussões sobre o impeachment do agora ex-presidente. Com a decisão de Mugabe, o parlamento suspendeu o processo.

A crise política no Zimbábue começou no início da última semana. Militares iniciaram uma operação que tinha como alvo homens ligados a Robert Mugabe. Eles tomaram as ruas e prédios do país. Na semana anterior, o vice-presidente do Zimbábue tinha sido demitido por deslealdade – decisão que tinha como objetivo colocar a primeira-dama, Grace Mugabe, em seu lugar.

LEIA TAMBÉM
+ Resgate de submarino argentino está em fase crítica
+ Ataque terrorista deixa 50 mortos na Nigéria
+ Famoso assassino, Charles Manson morre nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.