Leia também:
X Butantan detecta 19 variantes do coronavírus no estado de SP

Diplomáticos, Biden e Putin se cumprimentam em Genebra

"É melhor encontrar-se cara a cara", disse Joe Biden

Pleno.News - 16/06/2021 13h05 | atualizado em 16/06/2021 14h43

Putin e Biden se cumprimentam com um aperto de mão Foto: EFE / EPA / SERGEY BOBYLEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

O primeiro encontro entre os presidentes dos EUA e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, junto a seus respectivos chanceleres, durou quase duas horas e ocorreu na biblioteca de Villa La Grange, em Genebra, de acordo com informações do Kremlin.

– Terminamos o formato reduzido da reunião, ou seja, os dois presidentes e seus oficiais diplomáticos, Sergey Lavrov, e Antony Blinken – disse o porta-voz, Dmitri Peskov.

No programa inicial, estavam previstos cerca de 1h15min para este encontro, numa das bibliotecas do casarão construído no século 18.

Nesta primeira reunião, a agenda das conversas se concentraria no estado atual e nas perspectivas das relações bilaterais, na estabilidade estratégica, em questões de segurança da informação e no combate ao crime cibernético; além de em temas relacionados à cooperação econômica, o clima, o Ártico e o combate ao coronavírus.

Após o intervalo, os dois líderes seguirão para o formato ampliado, do qual, além de Putin e Biden, participam cinco assessores de cada uma das delegações.

Logo em seguida, ainda haverá uma segunda parte, no formato estendido, antes que os líderes concedam uma entrevista coletiva individual, para relatar os resultados do esperado encontro.

O formato ampliado será dedicado, entre outros temas, a conflitos e crises regionais no Oriente Médio, na Síria, Líbia e Ucrânia, ao programa nuclear iraniano, ao assentamento no Afeganistão e às situações na península coreana e em Nagorno Karabakh.

Biden e Putin se reúnem em uma biblioteca de Genebra Foto: EFE / EPA / MIKHAIL METZEL / SPUTNIK / KREMLIN POOL

Putin e Biden, que se cumprimentaram com um aperto de mão, começaram sua cúpula com uma breve troca de palavras diante de câmeras de televisão de todo o mundo.

O norte-americano disse que é melhor um encontro cara a cara, e o russo disse esperar uma reunião “produtiva”.

O primeiro a falar foi Putin, que enfatizou que “muitas questões se acumularam nas relações russo-americanas que exigem uma reunião do mais alto nível”.

– Espero que nossa reunião seja produtiva – disse o líder russo, que agradeceu a Biden “por sua iniciativa de realizar esta reunião.”

O presidente dos Estados Unidos acrescentou que, durante este dia, eles tentarão determinar onde residem seus interesses mútuos e onde residem seus desacordos.

– Podemos fazer de tudo para discutir os assuntos de maneira profissional e previsível – afirmou Biden.

Enquanto isso, na entrada da biblioteca, o caos e a tensão estouraram entre jornalistas dos Estados Unidos e da Rússia, que competiam pela entrada na biblioteca de Villa La Grange, em Genebra, para participar do início da cúpula entre os dois presidentes.

*EFE

Leia também1 Secretário dos EUA parabeniza Bolsonaro por acordo com Nasa
2 EUA: Escola oculta nomes de feriados seculares e religiosos
3 Índice de brasileiros detidos na fronteira dos EUA atinge recorde
4 Anvisa autoriza importação da Sputnik V por mais sete estados
5 Otan critica autoritarismo de países 'como Rússia e China'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.