Leia também:
X STF ‘libera’ acordo individual por corte de salário e jornada

Dinamarca reabrirá pequenos estabelecimentos na 2ª feira

Cabeleireiros e autoescolas estavam fechados há um mês pelas medidas restritivas contra a pandemia da Covid-19

Pleno.News - 17/04/2020 20h39 | atualizado em 17/04/2020 20h59

Dinamarca reabrirá pequenos estabelecimentos comerciais a partir de 2ª feira Foto: EFE/EPA/OLAFUR STEINAR GESSTSSON

O governo da Dinamarca anunciou, nesta sexta-feira (17), um acordo com os outros partidos com representação parlamentar para abrir, a partir da próxima segunda-feira (20), alguns pequenos estabelecimentos comerciais, como cabeleireiros e autoescolas, fechadas há um mês pelas medidas restritivas contra a pandemia da Covid-19.

O acordo cita expressamente cabeleireiros, autoescolas, clínicas de fisioterapia e “certas profissões liberais”, e convoca uma reunião com o setor, sindicatos e outras organizações relevantes para acordar diretrizes para uma “reabertura responsável”.

Segundo a Direção-Geral de Justiça, os tribunais reabrirão no dia 27, prevendo-se que já possam tratar de 75% dos casos.

As agências estatais responsáveis por lidar com questões familiares e adoções serão reabertas, os serviços penitenciários retomarão a atividade de cumprir sentenças e os laboratórios de pesquisa serão parcialmente abertos a pesquisadores e estudantes de pós-doutorado.

Este acordo é uma extensão da primeira fase de reabertura, iniciada há dois dias com creches e escolas para alunos até o quinto ano, e já tinha sido sugerido no início desta semana pela primeira-ministra Mette Frederiksen, devido à evolução positiva da situação.

Todas as partes continuarão negociando na próxima semana, com foco em uma segunda fase de abertura em maio, informou o acordo.

O fechamento de bares e restaurantes, que ainda podem funcionar para entrega em domicílio, o fechamento de fronteiras para estrangeiros sem autorização de residência e a proibição de concentrações de mais de dez pessoas permanecem até 10 de maio.

A Dinamarca, com uma população de 5,7 milhões, registrou até agora 6.879 casos do novo coronavírus e 321 mortes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Saiba quais países não têm casos de coronavírus
2 Wuhan: China revisa número de mortos e aumenta em 50%
3 Covid-19: Alemanha diz que pandemia está sob controle
4 Trump apresenta plano de reabertura econômica e social

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.