Leia também:
X Blinken diz que TikTok é uma ameaça que precisa acabar

Dilma Rousseff é eleita nova presidente do Banco do Brics

Petista deve ter salário de R$ 2,6 milhões por ano à frente da instituição

Paulo Moura - 24/03/2023 10h34 | atualizado em 24/03/2023 13h43

Ex-presidente Dilma Rousseff Foto: PR/Roberto Stuckert Filho

A ex-presidente da República Dilma Rousseff foi oficialmente eleita nesta sexta-feira (24), por unanimidade, como presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), instituição financeira criada em 2014 pelo Brics – o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O anúncio foi divulgado em nota publicada no site da instituição.

A escolha foi feita pelo conselho de governadores do banco, formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores, mais os representantes dos quatro novos países integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai). De acordo com o comunicado da instituição, a escolha tem vigência imediata. A petista foi sabatinada por autoridades estrangeiras ao longo deste mês.

Dilma deve ganhar cerca de 500 mil dólares (R$ 2,6 milhões) por ano à frente do NDB, equivalente ao valor pago pelo Banco Mundial. O banco ainda oferece benefícios como assistência médica, auxílio-viagem para o país de origem, subsídios para mudança em caso de contratação e desligamento, além de transporte aéreo.

A petista substitui o então gestor da instituição, Marcos Troyjo, que tinha sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ficaria na chefia do NDB até 2025. A saída de Troyjo, no entanto, passou a se tornar iminente em razão de críticas feitas por ele a Lula no passado. Enquanto comentarista da Jovem Pan, o ex-chefe do banco chegou a chamar o petista de “presidiário”.

Leia também1 Luma Elpidio e Igor Siracusa exibem primeiras fotos do filho
2 Médico de Lula chega a Brasília após presidente ter pneumonia
3 Blinken diz que TikTok é uma ameaça que precisa acabar
4 Lula adia embarque à China após diagnóstico de pneumonia
5 Após Lula falar em "armação", sindicato dos PFs se posiciona

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.