Leia também:
X Número de mortos em seita de jejum no Quênia passa de 400

DeSantis: Trump deveria ter feito mais para impedir ataque ao Capitólio

Governador da Flórida deu declarações nesta terça-feira

Pleno.News - 18/07/2023 17h30 | atualizado em 18/07/2023 18h18

Ron DeSantis Foto: EFE/Giorgio Viera

Nesta terça-feira (18), o governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que o ex-presidente Donald Trump deveria ter reagido “com mais força” contra o ataque ao Capitólio, promovido por seus apoiadores em 6 de janeiro de 2021. No entanto, DeSantis enfatizou que isso não significa que Trump deva ser processado criminalmente.

Por sua vez, Asa Hutchinson, ex-governador do Arkansas e, assim como DeSantis e Trump, candidato à indicação presidencial republicana, opinou que o ex-presidente deveria suspender sua campanha eleitoral, uma vez que o procurador especial Jack Smith o alertou que um grande júri está investigando sua ações nos eventos citados.

Segundo relatou o próprio Trump hoje em suas redes sociais, a carta que Smith lhe enviou é um sinal de que em breve outro processo criminal federal será aberto contra ele, como o que enfrenta pela suposta má gestão de documentos classificados na Flórida.

Em coletiva de imprensa em Columbia (Carolina do Sul), DeSantis foi questionado sobre esse possível novo processo contra Trump. Embora, a princípio, ele só tenha criticado a “politização” e a “instrumentalização” da Justiça, depois acabou insinuando que o ex-presidente não fez o suficiente para deter seus apoiadores em 6 de janeiro de 2021.

Uma avalanche de trumpistas invadiu o Capitólio naquele dia para impedir a certificação pelo Congresso da vitória eleitoral do atual presidente, Joe Biden, após ter assistido a um comício de Trump no qual repetiu sua teoria infundada de que o resultado da votação foi “um roubo”.

– Existe uma diferença entre ser acusado criminalmente e fazer coisas, como, por exemplo, acho que ficou demonstrado que [Trump] estava na Casa Branca e não fez nada enquanto as coisas estavam acontecendo. Ele deveria ter reagido com mais força. Mas tentar criminalizar isso é uma questão completamente diferente – opinou DeSantis.

Hutchinson, pelo contrário, considerou que o papel naqueles eventos antes de sua saída da Casa Branca invalida Trump como candidato à presidência em 2024.

– Embora Donald Trump queira que o povo americano acredite que ele é uma vítima da situação, a verdade é que as verdadeiras vítimas de 6 de janeiro são a democracia, o Estado de direito e os policiais do Capitólio que trabalharam bravamente para protegê-lo – declarou Hutchinson em um comunicado.

O ex-governador destacou que é “decepcionante” que Trump se recuse a encerrar sua campanha, algo que, em sua opinião, é o que faria qualquer pessoa que amasse os Estados Unidos e colocasse o país acima dos interesses privados.

Trump não reagiu até agora a esses comentários.

*EFE

Leia também1 Trump diz ter sido notificado em investigação sobre o Capitólio
2 Lula, Macron, Petro e Fernández se reúnem com Venezuela
3 EUA enviam caças e navio para o Golfo a fim de deter ação do Irã
4 Gustavo Petro grava vídeo no estilo Barbie e vira meme
5 Elton John depõe em defesa de Kevin Spacey em caso de abuso sexual

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.