Leia também:
X Rainha revela verdadeiros nomes de Harry e Meghan

Deputados europeus pedem fim de acordos com Mercosul

Eles protestaram contra as mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson

Camille Dornelles - 16/03/2018 08h59 | atualizado em 16/03/2018 09h23

Deputados se reúnem no Parlamento Europeu e pedem fim de negociações com Mercosul Foto: Reprodução Twitter

Nesta quinta-feira (15), 52 deputados do Parlamento da União Europeia protestaram contra as mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Eles pediram pelo fim imediato das negociações com o Mercosul.

Os integrantes do Parlamento encaminharam um documento para a vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini. Ela é responsável por administrar os acordos diplomáticos do bloco econômico.

– Esse assassinato se produz em um clima de crescente violência no Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro. A política de segurança do Governo brasileiro e do Estado do Rio de Janeiro, baseada essencialmente no aumento da presença de corpos policiais e militares (e que culminou na intervenção do Exército brasileiro), não fez mais do que agravar o clima de violência no país – assinala a nota.

Os eurodeputados Miguel Úrban Crespo, Lola Sánchez Caldentey e Xabier Benito Ziluaga, do partido espanhol Podemos, repudiaram o assassinato dos dois e levantaram placas do levante Marielle Presente.

Crespo publicou um vídeo da sessão parlamentar em sua rede social. Na ocasião, ele afirmou que “foi assassinada uma ativista feminista dos direitos humanos num clima de violência política pré-eleitoral no Brasil”.

Pelas redes sociais, outros políticos da União Europeia se manifestaram sobre o assassinato da vereadora carioca. A prefeita de Barcelona, na Espanha, Ada Colau, assinalou que “deve se exigir esclarecimento de seu assassinato e que os responsáveis sejam julgados”.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.