Leia também:
X Quem é o artista por trás da criação da boneca Momo?

Deputada de esquerda xinga Bolsonaro e é rebatida

Chilena Maite Orsini Pascal reclamou do traje sugerido para almoço diplomático

Camille Dornelles - 20/03/2019 12h14 | atualizado em 20/03/2019 12h44

Deputada do Chile Maite Orsini Pascal Foto: Reprodução

A ex-atriz e deputada federal do Chile Maite Orsini Pascal foi alvo de críticas nesta segunda-feira (18). Ela criticou o convite do presidente Sebastián Piñera para um almoço diplomático com o presidente Jair Bolsonaro.

No convite, o líder chileno adicionou uma orientação de vestimenta que a revoltou.

– Vestimenta senhores: traje escuro ou semelhante. Vestimenta senhoras: vestido curto – indica o documento.

A deputada, que é do partido de esquerda Revolução Democrática e militante feminista, criticou o traje, o presidente Piñera e chamou Bolsonaro de “xenofóbico e machista”.

– Não apenas o governo decide receber com honras um presidente xenofóbico e machista, mas também pede que as deputadas da República convidadas vão com “vestido curto”. Este é o Sebastião Piñera que disse acolher as demandas feministas, mas envia um convite oficial que remete a 1800 – disparou.

RESPOSTAS
Logo depois, Orsini foi rebatida por outras lideranças do Chile. Camilo Cammás, diretor da Fundação Cuide Chile, comentou com a foto de um convite oficial da ex-presidente de esquerda, Michelle Bachelet, que fazia o mesmo pedido.

Convite de Michelle Bachelet Foto: Reprodução

Camila Flores Oporto, do partido de direita Renovação Nacional, compartilhou um trecho do Regulamento Público de Cerimonial e Protocolo do Chile.

– Para a cerimônia de apresentação de Cartas Credenciais, a vestimenta poderá ser traje nacional ou traje de cor escura. Senhoras, vestido curto ou traje nacional.

O QUE DIZ O GOVERNO
O diretor-geral de Protocolo do governo chileno, Frank Tressler, se manifestou sobre a polêmica ao jornal local La Tercera PM. Ele afirmou que houve um mal entendido.

– Há uma má interpretação porque o convite aponta que não é um traje de gala. Com prazer poderemos esclarecer se a deputada tiver dúvidas – apontou.

Leia também1 Após EUA, Jair Bolsonaro se prepara para viagem ao Chile
2 Eduardo: "Venezuela e Cuba são escória da humanidade"
3 Bolsonaro irá viajar para EUA, Chile e Israel em março

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.