Leia também:
X Bombardeios na Faixa de Gaza somam 15 mortes em dois dias

Depois de 7 dias, contagem de votos nos EUA ainda acontece

Com a checagem dos votos no Arizona, a base democrata virou no Senado

Camille Dornelles - 13/11/2018 12h37 | atualizado em 13/11/2018 14h18

Eleições de meio mandato nos Estados Unidos Foto: EFE/Cristobal Herrera

Segundo as secretarias de Estado da Flórida e da Geórgia, a contagem de votos ainda acontece nesses locais. As regiões são as últimas que faltam definir seus governadores e representantes ao Senado Federal, escolhidos nas eleições de meio mandato do último dia 6.

A demora na checagem ocorre porque o voto no país é impresso e a contagem é feita manualmente. De acordo com a Secretaria de Estado do Arizona, a contagem terminada nesta segunda-feira (12) no estado modificou a conjuntura do Senado.

MUDANÇAS
O fim da contagem modificou a conjuntura anteriormente anunciada do Senado do país. Com os números revisados, a democrata Krysten Sinema derrotou a republicada Martha McSally e tornou o Partido Democrata maioria na Casa.

Os democratas já haviam conquistado o maior número de cadeiras da Câmara dos Deputados. Sinema superou McSally por 38.197 votos, o que representa 1,7% do total. Com este resultado, ela se tornou assim a primeira mulher na história do Arizona a ocupar um posto no Senado Federal dos Estados Unidos.

COMO FUNCIONA A RECONTAGEM
Não são todos os cargos que passam por recontagens. Ela só acontece quando a diferença entre os candidatos é de 0,5% do total de votos. Nesse cenário, a recontagem é automática. Quando a diferença é inferior a 0,25% passa a ser manual.

As recontagens também podem ser refeitas, respeitando o prazo de 10 dias do pleito, ou seja, esta quinta-feira (15). As eleições são chamadas de meio mandato porque ocorrem durante a metade do exercício do presidente eleito. Elas escolhem novos governadores, senadores e deputados.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Às vésperas de eleição dos EUA, Facebook exclui contas
2 Twitter remove 10 mil perfis falsos nos Estados Unidos
3 Organização internacional elogia "ordem" durante eleição

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.