Leia também:
X Ciclone: Número de mortos em Moçambique chega a 493

De novo: Parlamento britânico rejeita acordo de saída da UE

A primeira-ministra, Theresa May, afirmou que resultado tem "graves" consequências

Jade Nunes - 29/03/2019 14h34

Theresa May Foto: EFE/Parlamento do Reino Unido/Mark Duffy

A Câmara dos Comuns do Reino Unido rejeitou nesta sexta-feira (29), pela terceira vez, o tratado de saída do país da União Europeia (UE). Estava prevista para hoje a materialização do “divórcio” do bloco europeu.

Por 286 votos a favor e 344 contrários, a Câmara se recusou a dar o sinal verde ao texto sobre os termos da saída.

Uma vez revelados os votos, a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que este resultado tem “graves” consequências e admitiu que teme que a Câmara tenha chegado ao limite do “processo”.

Com esta rejeição, o governo não poderá prorrogar o Brexit em 22 de maio, como esperava, e a nova data para a saída ficou fixada em 12 de abril, quando o Reino Unido terá que apresentar novas propostas e solicitar uma prorrogação mais longa ou sair do bloco europeu sem acordo nenhum.

A chefe do governo avisou que, com este resultado, é “quase certo” que o Reino Unido terá que participar das eleições europeias de maio.

Antes do término da apuração, May admitiu que não poder materializar o Brexit hoje, a data original, representava para ela uma “pena profundamente pessoal”.

A Câmara dos Comuns votou no tratado que fixa os termos da saída britânica, mas não na declaração política que o acompanha e que estabelece, em termos gerais, os objetivos da futura relação entre Londres e Bruxelas depois do Brexit.

O líder da oposição trabalhista britânica, Jeremy Corbyn, criticou a convocação desta votação ao afirmar que trata-se de um “insulto à democracia”.

– O país está imerso no caos e a responsabilidade por este caos é do governo, unicamente do governo – acrescentou.

O acordo de saída votado nesta sexta faz referência a um período de transição desde o momento do Brexit até o final de 2020, estabelece os direitos dos cidadãos britânicos e comunitários e a conta que o país deverá pagar pela sua saída – de cerca de 45 bilhões de euros (cerca de R$ 196 bilhões).

Também faz referência à controversa salvaguarda irlandesa, projetada para evitar uma fronteira entre as duas Irlandas.

Está previsto que os deputados tenham na segunda-feira um dia de “votos indicativos” na Câmara Baixa para conhecer as possíveis opções sobre o Brexit com consenso.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Em Israel, Bolsonaro premiará tropa que veio a Brumadinho
2 Venezuela: Porta-voz russa diz que tropas não sairão do país
3 Venezuela: Guaidó é impedido de ocupar cargos públicos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.