Leia também:
X Príncipe Harry acusa jornal de fraude para encobrir mentiras

Crise: Presidente interina do Peru renuncia e pede eleições

Mercedes Aráoz foi escolhida pelo Congresso após ação de Vizcarra

Camille Dornelles - 02/10/2019 10h10

Mercedes Aráoz foi nomeada presidente interina do Peru, mas renunciou ao cargo Foto: EFE/Ernesto Arias

A crise política no Peru ganhou mais um capítulo na noite desta terça-feira (1º). A presidente interina, Mercedes Aráoz, decidiu renunciar ao cargo. Ela também pediu novas eleições. A declaração foi feita através de carta e depois reproduzida em sua conta do Twitter.

– Decidi renunciar irrevogavelmente ao cargo de Vice-Presidente Constitucional da República. Espero que minha demissão leve à convocação de eleições gerais no menor prazo para o bem do país – escreveu.

Ela já havia antecipado que não aceitaria o cargo se esse viesse de renúncia de Vizcarra ou por outra circnstância “sem motivo”.

Renúncia de Mercedes Aráoz, vice-presidente do Peru Foto: Reprodução

ENTENDA
Aráoz é vice de Martín Vizcarra, presidente que dissolveu o Congresso na segunda-feira. Sua decisão foi motivada por impasses entre os poderes Executivo e Legislativo. Como retaliação, parlamentares se uniram e declararam a suspensão temporária de Vizcarra do cargo.

Os impasses ocorreram depois que o presidente peruano quis mudar as regras para a escolha de membros do Tribunal Constitucional. A tentativa foi vista como uma forma de frear o controle da oposição e os parlamentares contrários ao governo se desagradaram.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.