Crise: Presidente interina do Peru renuncia e pede eleições
Mercedes Aráoz foi escolhida pelo Congresso após ação de Vizcarra
Camille Dornelles - 02/10/2019 10h10

A crise política no Peru ganhou mais um capítulo na noite desta terça-feira (1º). A presidente interina, Mercedes Aráoz, decidiu renunciar ao cargo. Ela também pediu novas eleições. A declaração foi feita através de carta e depois reproduzida em sua conta do Twitter.
– Decidi renunciar irrevogavelmente ao cargo de Vice-Presidente Constitucional da República. Espero que minha demissão leve à convocação de eleições gerais no menor prazo para o bem do país – escreveu.
Ela já havia antecipado que não aceitaria o cargo se esse viesse de renúncia de Vizcarra ou por outra circnstância “sem motivo”.

ENTENDA
Aráoz é vice de Martín Vizcarra, presidente que dissolveu o Congresso na segunda-feira. Sua decisão foi motivada por impasses entre os poderes Executivo e Legislativo. Como retaliação, parlamentares se uniram e declararam a suspensão temporária de Vizcarra do cargo.
Os impasses ocorreram depois que o presidente peruano quis mudar as regras para a escolha de membros do Tribunal Constitucional. A tentativa foi vista como uma forma de frear o controle da oposição e os parlamentares contrários ao governo se desagradaram.