Leia também:
X Países seguem medida de EUA e já são 18 contra a Rússia

Crise diplomática: Islândia vai boicotar Copa da Rússia 2018

Governo anunciou medida após ataque contra ex-espião

Gabriela Doria - 26/03/2018 18h35 | atualizado em 27/03/2018 09h53

O governo da Islândia anunciou que nenhum líder do país participará da Copa Mundial da Rússia, que acontece nos meses de junho e julho deste ano. A agência de notícias AFP divulgou a informação, seguida de um trecho do comunicado oficial do governo.

– O governo da Islândia decidiu permanecer em solidariedade ao Reino Unido e outros países ocidentais e irá se juntar aos esforços coordenados de responder ao ataque químico em Salisbury. Esse ataque é uma violação grave de leis internacionais e ameaça a segurança e a paz na Europa – afirmou o comunicado.

Islândia decretou boicote diplomático à Rússia Foto: Pixabay

A ausência dos líderes da Islândia não se estende aos atletas, que participarão normalmente da competição.

O governo da Islândia adotou a medida em solidariedade ao Reino Unido, que acusa a Rússia pelo atentado contra o ex-espião Sergei Skripal e sua filha. Eles também pediram explicações sobre o episódio a Vladimir Putin.

Em 4 de março deste ano, Skripal e sua filha foram envenenados após um almoço em um restaurante da cidade britânica de Salisbury. Os dois foram encontrados quase mortos em um banco de praça próximo ao estabelecimento. O policial que tentou ajudar as vítimas também foi envenenado. Todos se encontram internados em estado grave.

Diante do episódio, o Reino Unido acusou a Rússia de estar por trás do atentado. A conclusão veio após uma análise química, que detectou que a substância utilizada no ataque é de fabricação soviética. O governo russo nega envolvimento.

Também nesta segunda-feira (26), o governo dos Estados Unidos expulsou 60 diplomatas russos do país. A Inglaterra também decretou o afastamento de 23 diplomatas da Rússia, e a retaliação foi acompanhada por mais 13 países europeus.

Leia também1 Trump expulsa 60 russos do governo por morte de espião
2 Países seguem medida de EUA e já são 18 contra a Rússia
3 Rússia demite 23 diplomatas britânicos como retaliação

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.