Covid: Deputados querem viajar à China e à Índia por vacinas
Proposta será apresentada ao Ministério da Saúde na próxima semana
Henrique Gimenes - 11/03/2021 18h08 | atualizado em 11/03/2021 18h16

Em busca de mais vacinas contra a Covid-19, parlamentares que integram a Comissão de Seguridade e Família (Saúde) da Câmara querem intermediar um diálogo com a China e com a Índia, para destravar a aquisição de mais imunizantes. Os deputados planejam apresentar uma proposta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na próxima semana.
Ao jornal O Globo, o presidente da comissão, Dr. Luizinho (PP-RJ), afirmou que a ideia é “destravar e agilizar” a entrega de insumos.
– A questão diplomática com China e Índia está gerando entraves burocráticos. Vamos propor a viagem de uma comitiva da Comissão a esses dois países para tentar destravar e agilizar a entrega desses insumos farmacêuticos ativos – explicou.
O deputado também disse que pretende pedir um “calendário atualizado” da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.
– Queremos um calendário atualizado de vacinação no país. Todo dia tem mudança na estimativa de dose de vacinas. Queremos entender isso. O que está contratualizado e o que não está. Por que algumas coisas que estão no contrato não saem do papel? Outra pauta: qual a estratégia do governo para melhorar o recebimento do número de doses e tentar agilizar a vacinação? Qual o estágio de cada um dos modelos de vacina do mundo? – apontou.
Por fim, Dr. Luizinho também informou que irá pedir informações sobre a gravidade da pandemia em cada estado.
– Queremos entender qual é a gravidade da pandemia em cada um dos estados, o número de óbitos por estado, para que deputados possam cobrar, junto a prefeitos e governadores, questões como a capacidade de atendimento hospitalar – destacou ele.
Leia também1 Europa estuda ligação entre casos de trombose e vacina
2 Europa aprova uso da vacina da Johnson & Johnson contra Covid
3 Dinamarca suspende vacinas da AstraZeneca
4 Anvisa oficializa flexibilização para compra de vacinas
5 Covid-19: Número de vacinados no Brasil chega a 9 milhões