Leia também:
X Covid: Anvisa autoriza estudo sobre dose de reforço da Pfizer

Covid-19: EUA doam 2,5 milhões de vacinas a Taiwan

Ação deve aumentar tensão com a China

Pleno.News - 19/06/2021 15h34

EUA doaram 2,5 milhões de doses de vacina para Taiwan Foto: Reprodução

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram, neste sábado (19), que enviaram 2,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 a Taiwan, que vive um aumento de casos após uma boa administração da pandemia. A doação deve causar uma tensão ainda maior na relação da Casa Branca com Pequim.

– Nossa doação de 2,5 milhões de doses de vacinas está a caminho de Taiwan, cuja parceria sanitária com os Estados Unidos salvou vidas aqui e em todo o mundo – anunciou no Twitter o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price.

O total de doses é o triplo do prometido por uma delegação de senadores americanos que visitou a ilha no início deste mês.

O governo de Taiwan, que não integra Organização Mundial da Saúde (OMS), foi elogiado por autoridades de outros países pela eficácia de sua resposta inicial à pandemia, com poucos casos no ano passado.

No entanto, agora, a ilha de 23 milhões de habitantes enfrenta um grande surto do vírus e acusa a China de dificultar seus esforços para obter vacinas. A média móvel de mortos começou a subir no começo do mês, passando de 2, em 2 de junho, para 28, no dia 10.

Até agora, 518 pessoas morreram de covid-19 na ilha desde o começo da pandemia – 13.771 casos da doença foram notificados.

Os Estados Unidos ainda são o aliado mais poderoso de Taiwan e seu principal provedor de armas. Pequim reivindica Taiwan como uma de suas províncias e tenta manter a ilha isolada diplomaticamente.

*AE

Leia também1 Fiocruz entrega cerca de 5 milhões de doses da vacina contra Covid
2 EUA restringem compras de equipamentos de Huawei e ZTE
3 Casa Branca cogita um encontro entre Joe Biden e Xi Jinping
4 Wuhan tem megaformatura 14 meses após fim da quarentena
5 Usina nuclear na China tem risco de vazamento radiológico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.