Leia também:
X Argentina registra sétimo caso de morte por bactéria

Coreias assinam declaração conjunta e acordo militar

Documentos também são importantes para seguir negociando com os EUA

Jade Nunes - 19/09/2018 08h21 | atualizado em 19/09/2018 08h22

Os líderes das duas Coreias assinaram, nesta quarta-feira (19), uma declaração conjunta que inclui os resultados da cúpula realizada em Pyongyang e que promete ter um peso importante para o futuro do diálogo sobre desnuclearização entre o regime norte-coreano e os Estados Unidos.

Além deste documento, cujo conteúdo por enquanto é desconhecido, os ministros da Defesa dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, também assinaram um acordo para reduzir a tensão militar nas zonas de fronteira, segundo informou em Seul, um porta-voz do gabinete da presidência sul-coreana.

Por sua vez, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, explicarão nesta quarta o conteúdo destes documentos.

Estes acordos acontecem depois que os dois líderes realizaram uma segunda reunião na capital norte-coreana.

Neste encontro, que começou às 10h (horário local; 22h de terça-feira em Brasília) na residência Paekhwawon (onde está hospedada a comitiva sul-coreana) teve a participação apenas de Kim e Moon, de acordo com confirmação feita pelo gabinete sul-coreano.

Espera-se que a viagem de três dias de Moon a Pyongyang ajude a minimizar as diferenças entre Coreia do Norte e EUA, depois que os dois países assinaram uma declaração em Singapura, no mês de junho, onde se comprometem em trabalhar pela desnuclearização em troca de que Washington garanta a sobrevivência do regime.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Líderes das duas Coreias se reúnem nesta terça-feira
2 Donald Trump acusa China de tentar influenciar eleições
3 EUA têm provas de que Rússia violou sanções à C. do Norte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.