Leia também:
X Mourão se reúne com Gabriel Boric, presidente eleito do Chile

Coreia do Sul elege candidato conservador para presidente

Diferença entre os dois principais oponentes foi de apenas oito décimos

Pleno.News - 10/03/2022 12h26 | atualizado em 10/03/2022 14h03

Yoon Suk-yeol
Yoon Suk-yeol foi eleito presidente da Coreia do Sul Foto:EFE/EPA/Lee Jin-man / POOL

Com 97,5% dos votos apurados, o conservador Yoon Suk-yeol foi declarado vencedor das eleições presidenciais na Coreia do Sul com 48,58%. A margem é de apenas oito décimos a mais que seu principal rival, o liberal Lee Jae-myung.

A vitória de Yoon, que será presidente pelos próximos cinco anos em substituição ao liberal Moon Jae-in, marca uma guinada à direita na alternância entre conservadores e progressistas; o que vem ocorrendo no país desde o restabelecimento da democracia em 1987.

Estas eleições presidenciais, que tiveram uma participação estimada de 77,1% (um décimo a menos que as eleições de 2017) e foram decididas por cerca de 260 mil votos de diferença, foram as mais disputadas desde que os sul-coreanos puderam voltar a votar livremente 35 anos atrás.

Yoon desenvolveu uma carreira respeitada como procurador por 25 anos. Durante esse período, colocou algumas das figuras mais poderosas do país no banco dos réus e obteve sentenças de prisão por corrupção para os ex-presidentes conservadores Lee Myung-bak e Park Geun-hye, que foi destituída do cargo em 2017.

Após ser nomeado procurador-geral durante o mandato do atual presidente Moon, Yoon processou o então ministro da Justiça, Cho Kuk, e bateu de frente com o Executivo, renunciando no início do ano passado. Em meados de 2021 oficializou sua candidatura para essas eleições.

Yoon parece capitalizar o descontentamento que Moon deixa em grande parte da população devido à crise imobiliária, ao aumento da informalidade e da desigualdade e ao cansaço devido às persistentes restrições anticovid, que ainda estão ativas (o país ainda contabiliza cerca de 300 mil casos por dia) e prejudicam, principalmente, os pequenos empresários.

Depois de uma campanha cheia de escândalos e desqualificações, em que os dois candidatos favoritos sempre estiveram muito equilibrados nas pesquisas, Lee admitiu sua derrota minutos antes de o NEC declarar Yoon vencedor. Lee parabenizou seu rival em um comunicado que foi lido na sede da sua legenda, o Partido Democrático (PD).

Após o anúncio do NEC, Yoon deixou sua casa e agradeceu brevemente aos eleitores pelo apoio, diante das câmeras de TV, antes de seguir para a sede de sua legenda, o Partido do Poder Popular (PPP), no distrito de Yeouido, em Seul.

A previsão é que a cerimônia de posse de Yoon aconteça no próximo dia 10 de maio.

*EFE

Leia também1 Macron exige de Putin um cessar-fogo em conflito
2 Chile realiza seus primeiros casamentos entre homossexuais
3 Após convite de Zelensky, 'sniper letal' chega à Ucrânia
4 Putin está disposto a se reunir com Zelensky, diz chanceler
5 EUA fazem alerta para uso de armas químicas pela Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.