Leia também:
X China apoia Putin em conflito contra ocidente na Ucrânia

Coreia do Norte presidirá Conferência de Desarmamento da ONU

Fórum dedicado a uma negociação multilateral acontecerá em maio

Pleno.News - 28/01/2022 11h10 | atualizado em 28/01/2022 11h27

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un Foto: EFE/EPA/JORGE SILVA/ POOL

A Coreia do Norte, que está no meio de frequentes testes de armas, presidirá em maio a Conferência de Desarmamento das Nações Unidas, único fórum dedicado à negociação multilateral sobre o assunto.

O órgão abriu suas sessões este ano sob a presidência da China, responsabilidade que os países-membros assumem de forma rotativa por ordem alfabética e durante um período de quatro semanas de trabalho (fora dos períodos de recesso).

A presidência chinesa terminará em 18 de fevereiro. Depois será assumida pela Colômbia, seguida por Cuba.

De acordo com o calendário da Conferência de Desarmamento, a Coreia do Norte ocupará a presidência de 30 de maio a 24 de junho, fato que antecipa a polêmica dentro do fórum e que já começou a ser denunciado pela sociedade civil.

Só no início de 2022, o regime de Pyongyang realizou seis testes de armas, o último dos quais ocorreu nas últimas horas, com dois mísseis balísticos de curto alcance.

Os Estados Unidos já fizeram um apelo a seus aliados para aumentar a pressão sobre o regime norte-coreano.

– Este é um país que ameaça atacar outros Estados-membros da ONU com mísseis e que perpetra atrocidades contra seu próprio povo. Tortura e fome são rotina nos campos de prisioneiros, onde cerca de 100 mil detentos são mantidos em uma das mais graves situações de violação de direitos humanos – disse a ONG UN Watch em comunicado.

A entidade disse que planeja realizar protestos em frente à sede da ONU em Genebra, onde se reúne a Conferência de Desarmamento.

O órgão, formado por 65 Estados-membros da ONU, é considerado o pilar dos esforços internacionais de desarmamento nuclear e foi palco (incluindo a entidade análoga que o precedeu) das negociações que deram origem a importantes tratados de limitação de armas e desarmamento – incluindo o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares e as convenções para a Proibição de Armas Bacterianas e sobre Armas Químicas, entre outras.

*EFE

Leia também1 Coreia do Norte lança projétil não identificado no Mar do Japão
2 Coreia do Norte confirma lançamento de míssil hipersônico
3 Kim Jong-un promete priorizar alimentos e economia em 2022
4 Coreia do Norte proíbe sorrisos e risadas por 11 dias. Entenda!
5 Folha de S. Paulo faz matéria com fãs de ditador Kim Jong-un

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.