Leia também:
X Estátua de Marilyn Monroe na frente de igreja gera polêmica

Coreia do Norte pode receber garantias inéditas dos EUA

Donald Trump planeja oferecer benefícios ao país pela desnuclearização

Camille Dornelles - 11/06/2018 10h15 | atualizado em 11/06/2018 10h18

Donald Trump Kim Jong-un se encontram nesta terça (12) Montagem: Pleno.News

Os Estados Unidos estão “preparados” para oferecer à Coreia do Norte garantias de segurança sem precedentes na história das negociações nucleares entre os dois países. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (11) pelo secretário de Estado do país americano, Mike Pompeo.

– Estamos preparados para oferecer garantias de segurança que são diferentes e únicas se comparadas com o que os Estados Unidos fizeram no passado – disse Pompeo, em entrevista coletiva em Singapura, onde será o encontro entre os governistas.

O titular das Relações Exteriores respondeu assim a uma pergunta sobre se o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, conversarão na cúpula desta terça-feira (12) sobre a presença de mais de 28 mil soldados americanos na Coreia do Sul.

No entanto, Pompeo não quis esclarecer se as garantias de segurança que Washington está disposto a oferecer a Pyongyang têm a ver com uma redução ou retirada de suas tropas na península coreana.

– Estamos preparados para tomar medidas que darão (à Coreia do Norte) uma certeza suficiente que podem estar cômodos sabendo que a desnuclearização não acaba mal para eles. A desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana é o único resultado que os Estados Unidos aceitarão. Vamos assegurar que estabelecemos um sistema suficientemente robusto para verificar – se limitou a indicar Pompeo.

Isso não significa, ressaltou, que o governo de Trump tenha “mudado” o objetivo de sua aproximação diplomática com Pyongyang. O secretário de Estado se mostrou “muito otimista” sobre o sucesso da cúpula desta terça, mas também rebaixou as expectativas sobre o resultado.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Cerca de 1,6 mil imigrantes devem ir para prisões nos EUA
2 Trump confirma encontro com líder da Coreia do Norte
3 Trump recebe braço direito de Kim Jong-un na Casa Branca

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.