Leia também:
X 22 imagens devastadoras após a tempestade Harvey no Texas

Coreia do Norte faz teste com bomba nuclear de hidrogênio

O teste provocou tremores de terra no país e governo adotou resultado como "sucesso"

Camille Dornelles - 03/09/2017 10h49 | atualizado em 04/09/2017 10h51

Kim Jong-un inspecionou a arma antes de seu lançamento, na madrugada deste domingo Foto: KCNA

Alerta mundial. O governo da Coreia do Norte fez testes nucleares com uma bomba de hidrogênio e provocou tremores de 6,3 graus de magnitude no noroeste do país.

O anúncio emitido pelo governo de Kim Jong-un na madrugada deste domingo(3) assumiu o resultado como “sucesso perfeito” e fez com que Otan, União Europeia, Estados Unidos se manifestassem quase que imediatamente contra a ação.

– Reprovo energicamente que a Coreia do Norte tenha feito hoje um sexto teste nuclear. Trata-se de outra flagrante violação de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU – declarou o secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg, em comunicado público.

Donald Trump falou sobre a ação em seu Twitter:

– A Coreia do Norte conduziu um grande teste nuclear. Os recados e ações do país continuam bastante hostis e perigosos aos Estados Unidos. Ele se tornou numa grande ameaça e constrangimento à China, que tenta ajudar, mas com pouco sucesso.

O ato viola as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre testes nucleares. China, Rússia, Japão, Coreia do Sul e França também repudiaram o teste e exigiram o fim dos ensaios militares da Coreia do Norte.

A bomba de hidrogênio (H) age pelo mecanismo de fusão: em vez de quebrar átomos para liberar energia, une os átomos. Com isso, a bomba H precisa de mais energia para ser acionada do que a bomba atômica, mas a destruição causada também é maior.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.