Leia também:
X Bento XVI pede desculpas por abusos e erros dentro da igreja

Conselheiro científico de Biden decide renunciar após denúncia

Eric Lander foi acusado de intimidar funcionários enquanto ocupou cargo de diretor

Paulo Moura - 08/02/2022 10h23 | atualizado em 08/02/2022 10h44

Eric Lander renunciou a cargo no governo Biden Foto: EFE/Jorge Núñez

O principal conselheiro científico do governo do presidente norte-americano Joe Biden, Eric Lander, renunciou ao posto nesta segunda-feira (7) após ser acusado de intimidar funcionários. Lander foi nomeado diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica (OSTP, na sigla em inglês) em janeiro do ano passado, após a posse de Biden.

– Eu tentei me pressionar e a meus colegas para alcançar nossos objetivos em comum, inclusive às vezes desafiando e criticando. Cruzei a linha às vezes ao ser desrespeitoso e humilhar – disse o cientista em sua carta de renúncia.

Lander renunciou após uma revisão interna da Casa Branca descobrir “evidências confiáveis” de que o principal conselheiro científico dos Estados Unidos estava intimidando vários funcionários de sua equipe. A investigação foi motivada por uma reclamação apresentada ainda em 2021.

A apuração descobriu que, em um escritório de cerca de 140 pessoas, 14 funcionários atuais e ex-funcionários do Escritório de Política Científica e Tecnológica compartilharam descrições semelhantes de um ambiente de trabalho tóxico, onde eles dizem que Lander frequentemente intimidava, cortava e demitia subordinados.

Além disso, nove desses atuais e ex-funcionários do OSTP disseram que Lander gritava e às vezes fazia as pessoas se sentirem humilhadas na frente de seus colegas. A maioria dos denunciantes recebeu anonimato porque temia retaliação de Lander.

Leia também1 Bento XVI pede desculpas por abusos e erros dentro da igreja
2 Ciro Nogueira prevê que Moro virará candidato a deputado
3 Brasileiro desaparecido em Paris desde janeiro é localizado
4 TSE julga hoje registro do União Brasil, fusão entre DEM e PSL
5 Deputado conservador André Fernandes sofre atentado a tiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.