Leia também:
X Maduro: ‘Bandeiras da Venezuela e dos EUA ficaram lindas unidas’

Rússia ameaça ‘cortar’ gás da Europa em retaliação a sanções

Governo de Vladimir Putin também fala em petróleo a US$ 300

Monique Mello - 08/03/2022 13h05 | atualizado em 08/03/2022 18h00

Presidente russo Vladimir Putin está reagindo a sanções Foto: EFE/Maxim Shipenkov

A Rússia ameaçou parar de vender gás à Europa se tiver petróleo boicotado no mercado internacional. Nesta terça-feira (8), o governo russo declarou que “tem todo o direito de tomar medidas se forem impostas sanções às suas exportações de energia, como estabelecer um embargo ao gás que chega à Europa através do gasoduto Nord Stream 1”.

– Hoje, a Europa consome cerca de 500 bilhões de metros cúbicos de gás por ano, e 40% disso vem da Rússia. Durante décadas, a Rússia tem sido um parceiro confiável, aconteça o que acontecer. E mesmo agora, a Gazprom cumpre compromissos e obrigações de entregar gás para a Europa – disse o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak.

Desta forma, o Kremlin, sede do governo russo, afirmou que pode fechar o principal duto de gás do país até a Alemanha se os países do Ocidente proibirem a compra de petróleo russo.

Cerca de 40% do gás e de 30% do petróleo consumidos na União Europeia são de origem russa, segundo a BBC. A Rússia é o maior exportador de óleo e gás natural do mundo.

ALEMANHA
O presidente da Confederação da Indústria Alemã (BDI), Siefried Russwurm, manifestou-se contra o possível embargo ao petróleo e gás russos pelas consequências que isso teria para empresas e consumidores alemães.

– As imagens que nos chegam da Ucrânia são horríveis, mas em nossas decisões não podemos desligar a racionalidade – disse Russwurm, acrescentando que a ideia de que os pagamentos de gastos atualmente financiam a guerra na Ucrânia “é ingênua”.

Segundo Russwurm, a França considera que “é normal” que os europeus dediquem tempo para avaliar o impacto de deixar de comprar petróleo e gás da Rússia, questão que será discutida na cúpula dos líderes da União Europeia, em Versalhes, França; na quinta (10) e sexta-feira (11).

Leia também1 Putin autoriza o confisco de dinheiro nos bancos oficiais russos
2 Reino Unido afirma que invasão russa está com problemas
3 Secretário-geral da Otan: 'Rússia está em total isolamento'
4 Ucrânia diz que mais de 12 mil soldados russos já morreram
5 EUA detectam obras em base nuclear da Coreia do Norte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.