Leia também:
X Eleições nos EUA serão termômetro para Brasil em 2022

Com mais apoio, Guaidó pede protestos até queda de Maduro

Ele recebeu reconhecimento do novo governo da Bolívia

Camille Dornelles - 17/11/2019 12h07

Juan Guaidó durante manifestação em Caracas, Venezuela Foto: EFE/Miguel Gutiérrez

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que é reconhecido por 60 países como chefe do governo local, pediu neste sábado (16) que os militantes da oposição se mantenham protestando até a renúncia de Nicolás Maduro, como aconteceu na Bolívia.

– Temos uma agenda de conflitos de rua permanente e sustentada – disse o líder político, diante que milhares de seguidores que participaram de manifestação em Caracas.

– A luta é, até que cesse a usurpação, até que se realize a transição, até que haja eleições livres – completou Guaidó.

O presidente autoproclamado garantiu que, na próxima semana, várias organizações de funcionários públicos irão realizar atos, como professores e enfermeiros, e também revelou que acompanhará um ato de estudantes em frente ao maior quartel militar da capital.

– Temos que insistir, até que o poder das armas não esteja do lado desse usurpador, mas sim do lado da Constituição. É o que nos falta, é quem falta tomar uma decisão – garantiu.

A manifestação foi encerrada diante da Embaixada da Bolívia em Caracas, onde opositores de Maduro demonstraram apoio a presidente interina, Jeanine Áñez, senadora que se proclamou no cargo após a renúncia de Evo Morales.

– Estamos aqui não por um simbolismo, mas sim por um fato político, social, democrático, porque nossa irmã Bolívia, a filha predileta do Libertador, alcançou a liberdade – afirmou Guaidó, em referência a Símon Bolívar.

Como resposta aos protestos da oposição, milhares de chavistas também foram às ruas e, inclusive, condenaram o que classificaram como “golpe de Estado” contra Evo Morales.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Bolívia reconhece Juan Guaidó como presidente venezuelano
2 Bolsonaro repudia invasão da embaixada da Venezuela
3 Bolívia: Senadora Jeanine Añez se reúne com militares

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.