Com a presença de Lula, Dilma toma posse no banco do Brics
Cerimônia aconteceu em Xangai, na China
Pleno.News - 13/04/2023 08h52 | atualizado em 13/04/2023 12h59
A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse, nesta quinta-feira (13), na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o chamado banco do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A cerimônia aconteceu em Xangai, na China, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No discurso de posse, Dilma falou em um compromisso do banco na mobilização de recursos para investimentos em “energia limpa e eficiente, infraestrutura de transporte, água e saneamento, proteção ambiental, infraestrutura social e infraestrutura digital”.
Segundo Dilma, o NDB vai dar “grande prioridade” ao levantamento de fundos próprios para o financiamento de projetos. O banco, segundo Rousseff, está em uma “posição única para liderar o caminho ao modelo de desenvolvimento de um mundo próspero”, respeitando as características de cada país.
Os integrantes do Brics têm uma população, somada, de 3 bilhões de pessoas, além de um Produto Interno Bruto (PIB) de 25 trilhões de dólares (R$ 122,96 trilhões). Ao final, Dilma disse ter uma forte conexão com o NDB, pois o banco foi criado em um encontro dos líderes do Brics em Fortaleza, em 2014, durante seu primeiro mandato na Presidência.
*AE
Leia também1 Filho de Bruno e Eliza Samúdio inicia carreira como goleiro
2 MP Eleitoral se manifesta a favor da inelegibilidade de Bolsonaro
3 Mendonça pede parecer da PGR sobre acusação contra Nikolas
4 Após críticas, governo aciona Felipe Neto para falar de taxação
5 Coreia do Norte dispara míssil e Japão emite alerta aos cidadãos