Colômbia de Petro tem trans como vice-ministra da Mulher
Charlotte Schneider Callejas está prestes a completar 60 dias no cargo
Pleno.News - 08/10/2025 13h41 | atualizado em 08/10/2025 14h13

Charlotte Schneider Callejas, mulher transexual cubana e naturalizada colombiana, ocupa o cargo de vice-ministra para a Mulher no Ministério da Igualdade e Equidade. Ela foi nomeada pelo presidente Gustavo Petro em ato publicado no último dia 11 de agosto, e completa na próxima sexta-feira (10) 60 dias no cargo.
Callejas chegou à Colômbia em 2000, afirmando sofrer perseguição em Cuba devido à sua transexualidade. Ela é formada em Bioquímica pela Universidade de Havana. É também especialista em Estudos Feministas e de Gênero pela Universidade Nacional da Colômbia.
No setor público, Callejas já ocupou o posto de diretora regional do Departamento para a Prosperidade Social em Bogotá, em 2023. Ainda atuou como diretora para Mulheres em Atividades Sexuais Pagas. No posto, ela se dedicava a formular políticas públicas voltadas para prostitutas.
A escolha de Callejas causou polêmica entre os colombianos, bem como a nomeação do ex-ator pornô e cientista político Juan Carlos Florián Silva para o ministério da Igualdade e Equidade da Colômbia. Ele assumiu o cargo também em agosto deste ano.
Leia também1 Israel intercepta Flotilha da Liberdade e detém 140 ativistas
2 Presidente do Equador, Daniel Noboa é alvo de atentado
3 Democratas acusam Trump de querer guerra com Venezuela
4 Israel e grupo Hamas retomam negociações sobre plano de paz
5 Alemanha: Prefeita recém-eleita é esfaqueada na porta de casa



















