Leia também:
X Atentado no Afeganistão mata 16 pessoas e deixa 119 feridos

Colômbia: Candidata é morta em suposto ataque das Farc

Outras cinco pessoas também morreram no atentado que envolveu concorrente à prefeitura

Paulo Moura - 03/09/2019 09h06 | atualizado em 03/09/2019 09h08

Carro onde estava Karina García foi incendiado Foto: EFE/Ernesto Guzmán Jr

Uma candidata às eleições locais de outubro na Colômbia foi assassinada junto com outras cinco pessoas em um ataque ocorrido no sudoeste do país na noite de domingo (1º), afirmaram autoridades nesta segunda-feira (2).

Dissidentes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foram apontados como os principais suspeitos. A guerrilha, desmobilizada no fim de 2016 por meio de um acordo de paz aprovado pelo Estado e pelo grupo, tem visto crescer o número de membros que retomaram a luta armada.

O veículo blindado, no qual viajava Karina García, candidata à prefeitura do município de Suárez , foi alvo de um atentado com armas de longo alcance e, posteriormente, incinerado no departamento do Cauca. No ataque, também morreram a mãe de Karina, um candidato a vereador e três pessoas ainda não identificadas. O pai da candidata, Orlando García, 60, afirmou que sua filha havia recebido ameaças de alguns apoiadores de outros candidatos.

Na semana passada, ex-líderes das Farc divulgaram um vídeo no qual afirmam que o governo não cumpriu os termos do acordo de paz de 2016 e convocam membros do grupo a retomar a luta armada. Autoridades estimam que cerca de 2.000 dissidentes já se rearmaram, seja em território colombiano ou do outro lado da fronteira com a Venezuelana. Em 2016, foram registrados 7.000 integrantes desmobilizados.

*Folhapress

Leia também1 Mais dois países reconhecem Jerusalém como capital
2 Casa Branca divulga imagens de Trump e comitiva brasileira
3 Chile enviará 4 aviões para combater incêndios no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.