Leia também:
X Ativista Greta Thunberg é detida durante protesto na Noruega

Colômbia: Campanha de aliado de Lula é alvo de investigação

Campanha de Gustavo Petro não teria informado doações que foram recebidas em dinheiro na sede da campanha

Pleno.News - 01/03/2023 08h51 | atualizado em 01/03/2023 10h58

Gustavo Petro ao lado de Lula Foto: PR/Ricardo Stuckert

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Colômbia abriu, nesta terça-feira (28), um inquérito preliminar contra a campanha presidencial de Gustavo Petro por supostas irregularidades em seu financiamento. Em junho do ano passado, Petro venceu as eleições presidenciais contra Rodolfo Hernández e assim se tornou o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.

O CNE disse que decidiu iniciar o trâmite “com base em denúncia anônima apresentada por supostas irregularidades no financiamento e prestação de contas de receitas e despesas da campanha eleitoral do primeiro e segundo turnos presidenciais” do Pacto Histórico, a coalizão de esquerda pela qual Petro chegou à presidência.

O órgão ainda solicitou ao Registro Nacional, entidade organizadora das eleições, a entrega dos documentos de registro da candidatura de Petro, e ao Fundo Nacional de Financiamento Político do Conselho Nacional Eleitoral “cópia integral dos relatórios de receitas e despesas da campanha presidencial” do Pacto Histórico.

As principais pessoas apontadas na denúncia anônima são o advogado Jonathan Ramírez e Ricardo Roa, ex-gerente da campanha de Petro, sobre quem o CNE pediu para que se certifique que “ocuparam cargos dentro da estrutura da campanha presidencial sob investigação”.

Segundo a denúncia, essas duas pessoas “infringiram a lei ao não informar as doações que foram recebidas em dinheiro na sede da campanha e movimentaram dinheiro em contas pessoais”.

*EFE

Leia também1 Ativista Greta Thunberg é detida durante protesto na Noruega
2 Jessé Aguiar confirma: "Não faço mais parte da indústria gospel"
3 Jessé Aguiar rompe com a Todah Music: "Distrato amigável"
4 DF terá batalhão da PM dedicado à segurança dos Três Poderes
5 Navios iranianos: Senador dos EUA quer sanção contra o Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.