China responde a derrubada de “balão espião” pelos EUA
Governo chinês fala em "óbvia reação exagerada"
Pleno.News - 05/02/2023 11h31 | atualizado em 06/02/2023 11h07
O ataque dos Estados Unidos a um suposto balão espião chinês, que sobrevoava a costa das Carolinas ontem, foi classificado como uma “reação exagerada” pelo país asiático. Em comunicado neste domingo (5), o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que se reservava o direito de “tomar novas ações” e criticou os EUA por “uma óbvia reação exagerada e uma grave violação da prática internacional”.
A China afirma que o balão era de uso civil, destinado a pesquisas meteorológicas, e que havia entrado no espaço aéreo norte-americano por acidente.
Neste sábado (4), os militares dos EUA abateram um suposto balão espião chinês na costa da Carolina do Sul, depois que ele atravessou locais militares sensíveis. O presidente Joe Biden emitiu a ordem, mas queria que o balão fosse derrubado ainda mais cedo, na última quarta-feira (1º).
Uma operação estava em andamento nas águas territoriais dos Estados Unidos no Oceano Atlântico para recuperar os destroços do balão, que voava a cerca de 60 mil pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares.
O balão foi derrubado por caças da Força Aérea, segundo dois oficiais que não estavam autorizados a discutir publicamente o assunto e falaram sob condição de anonimato.
*AE
Leia também1 Senador da Flórida: Bolsonaro pode ficar o tempo que quiser
2 Índia: 2,1 mil homens são presos por casamentos com menores
3 Elon Musk perde 1º lugar na lista dos mais ricos da Forbes
4 Casal abandona bebê para não pagar passagem extra em aeroporto
5 Em julgamento por tuítes sobre Tesla, júri inocenta Musk