Leia também:
X Mnangagwa assume a presidência do Zimbábue

China multa agências por viagens para o Vaticano

Duas empresas terão que pagar multas de R$ 146 mil por oferecer pacotes com o país, que tem relações rompidas com governo chinês

Emerson Rocha - 24/11/2017 09h42 | atualizado em 24/11/2017 12h05

Chineses com bandeira no Vaticano Foto: EFE

O governo da China multou duas agências de turismo do país por oferecerem passeios para o Vaticano, país com o qual os chineses romperam relações diplomáticas há mais de 60 anos. Segundo o jornal governista Global Times, as empresas são Tuniu e Tongcheng, que receberam uma sanção de 300 mil iuanes (cerca de R$ 146 mil) por realizar negócios com países que não estão na lista de destinos autorizados pelas autoridades. As medidas são consequências de uma recente inspeção feita pelas autoridades de turismo chinesas às ofertas das agências.

A lista de destinos autorizados pela China é formada por 127 países. A exclusão do Vaticano surpreende pelo fato de que a Itália é um destino autorizado para turistas chineses, e não há limites fronteiriços entre a Santa Sé e o resto da cidade de Roma, por isso é difícil que possa controlar a entrada de turistas chineses que estejam na capital italiana. Além disso, essas medidas foram relatadas em um momento de certa aproximação entre a China e Vaticano, pela decisão conjunta de cooperar na realização de duas históricas exposições de arte.

Em 2018, os Museus Vaticanos e a Cidade Proibida trocarão cerca de 40 valiosas peças das suas coleções para a realização de uma exposição na Santa Sé e outra em Pequim que marcam uma parceria sem precedentes. A China e o Vaticano romperam seus laços diplomáticos em 1951, depois que regime maoista, criado recentemente, expulsasse missionários católicos desse país, e atualmente seguem confrontados por questões como a nomeação de bispos, já que Pequim não aceita que Roma designe cargos eclesiásticos em território chinês.

*Com informações da Agência EFE

LEIA TAMBÉM
+ Mnangagwa assume a presidência do Zimbábue
+ Submarino argentino pode ter sofrido explosão, diz Marinha

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.