Leia também:
X Conta de Maduro é bloqueada no Facebook após vídeo sobre Covid

China e Irã assinam acordo, em meio a sanções dos EUA

Informação foi divulgada por TV estatal iraniana

Pleno.News - 27/03/2021 15h56 | atualizado em 27/03/2021 15h59

China e Irã assinam acordo estratégico de 25 anos, em meio a sanções dos EUA Foto: Reprodução

Irã e China assinaram, neste sábado (27), um acordo de cooperação estratégica de 25 anos abordando questões econômicas, enquanto os dois países são alvos de sanções dos Estados Unidos, informou a TV estatal iraniana. Batizado de Parceria Estratégica Abrangente, o acordo cobre uma variedade de atividades econômicas, de petróleo e mineração à promoção da atividade industrial no Irã, bem como transporte e colaborações agrícolas, de acordo com o relatório.

Nenhum detalhe adicional do acordo foi revelado quando o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e seu homólogo chinês Wang Yi, participaram de uma cerimônia que marcou a assinatura.

O acordo marcou a primeira vez que o Irã assinou um acordo tão abrangente com uma grande potência mundial. Em 2001, o Irã e a Rússia assinaram um acordo de cooperação de 10 anos, principalmente no campo nuclear, que foi estendido para 20 anos por meio de duas extensões de cinco anos.

O tratado, que vinha sendo discutido desde 2016, também apoia o turismo e o intercâmbio cultural. Ele acontece no 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Irã.

O Irã e a China realizaram cerca de 20 bilhões de dólares (R$ 115 bilhões) em comércio anualmente nos últimos anos. O valor representa uma queda em relação a quase 52 bilhões de dólares (R$ 299 bilhões) em 2014, no entanto, devido à queda nos preços do petróleo e às sanções dos EUA impostas em 2018 depois que o então presidente Donald Trump retirou os EUA unilateralmente de um acordo nuclear entre o Irã e as potências mundiais, dizendo que precisava ser renegociado.

*Estadão/Associated Press

Leia também1 Lira e presidente do parlamento chinês conversam sobre vacinas
2 Joe Biden convidará Xi Jinping e Putin para cúpula sobre o clima
3 Aécio passa por cima de Araújo e abre diálogo com a China
4 Coronavírus: Relatório da OMS sobre a origem terá 4 teorias
5 Covid-19: Hong Kong suspende uso da vacina da Pfizer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.