Leia também:
X Operação sobre pornografia infantil tem 2 presos no Brasil

China diz ser origem de balão detectado na América Latina

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores deu declarações nesta segunda-feira

Pleno.News - 06/02/2023 10h07 | atualizado em 06/02/2023 11h02

EUA detectam balão espião da China sobre seu território Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube CBS New York

A China confirmou ser a fonte de um balão que foi detectado sobrevoando a América Latina. O país asiático descreveu o objeto de forma similar a um suposto balão de vigilância derrubado pelos EUA, no sábado (4).

Autoridades do Pentágono disseram, no fim de semana, que o segundo balão foi visto transitando as Américas Central e do Sul, e que ele faria parte de uma frota de balões de vigilância operados pela China. O anúncio veio depois de Washington decidir derrubar, há dois dias, outro balão do tipo que vinha sobrevoando os EUA, o que deflagrou críticas do governo chinês.

Nesta segunda-feira (6), o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Mao Ning, descreveu o balão avistado na América Latina como um dirigível não tripulado com fins de pesquisa e que havia sido desviado de sua trajetória por más condições climáticas. A explicação é praticamente idêntica à que a China deu para o balão observado nos EUA.

Pequim também prometeu proteger os direitos de uma empresa chinesa envolvida no incidente dos EUA, embora não a tenha identificado.

– Esse dirigível desviou-se seriamente de sua rota planejada e acidentalmente entrou nos céus da América Latina e do Caribe – afirmou a porta-voz.

Mao Ning alegou que o balão da América Latina se destinava a pesquisas civis. No fim de semana, porém, um alto funcionário da defesa dos EUA aventou uma hipótese do Pentágono de que tanto o balão dos EUA quanto o detectado na América Latina tinham fins de vigilância. A porta-voz não especificou sobre quais países o segundo balão sobrevoou.

*AE

Leia também1 Colômbia: Força Aérea identifica objeto semelhante a um balão
2 China responde a derrubada de "balão espião" pelos EUA
3 EUA derrubam balão chinês acusado de espionagem
4 Pentágono detecta outro balão espião, agora na América Latina
5 China afirma estar investigando relatos sobre balão espião

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.