Leia também:
X Turquia inicia vacinação com a CoronaVac a partir de quinta

Relatório: China atravessa pior repressão aos direitos humanos

ONG Human Rights Watch também destacou tentativas da China de pressionar países que denunciam suas práticas

Pleno.News - 13/01/2021 15h41 | atualizado em 13/01/2021 16h39

China atravessa pior repressão aos direitos humanos desde Tiananmen, diz ONG Foto: Pixabay

Os direitos humanos na China estão atravessando, sob a presidência de Xi Jinping, “seu período mais negro” desde a repressão ao movimento democrático de Tiananmen em 1989, destacou nesta quarta-feira (13) o relatório anual da ONG Human Rights Watch (HRW).

O relatório lembra como um milhão de uigures e membros de outras minorias muçulmanas foram presos na região chinesa de Xinjiang nos últimos anos, enquanto o ataque às liberdades em Hong Kong e a repressão em áreas como o Tibete e a Mongólia Interior continuam.

– A boa notícia é que houve uma reação sem precedentes contra essa repressão, com o surgimento de coalizões de governos que se uniram para criticar a China – disse o diretor executivo da HRW, Kenneth Roth.

Exemplos dessa reação foram a condenação à repressão de Xinjiang que 39 países, liderados pela Alemanha, expressaram na última Assembleia Geral das Nações Unidas, bem como a diminuição do número de países que apoiaram a China na obtenção de uma cadeira no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

– O governo chinês está preocupado com sua reputação internacional, e [essa] é a maneira de mudar uma China, que é grande e poderosa, mas precisa de uma boa imagem que agora está perdendo devido à repressão – analisou Roth.

O relatório também destacou as tentativas da China de pressionar países que denunciam suas práticas, como a Austrália, que sofreu sanções econômicas de Pequim em retaliação por seu apoio a uma investigação internacional sobre a origem da pandemia da Covid-19.

– Pequim temia que a investigação mostrasse que ela ocultou a transmissão entre humanos em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, quando milhões de pessoas deixaram Wuhan, e o vírus se tornou global – observou Roth.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Perseguição a cristãos no mundo cresce mais de 30% em um ano
2 Turquia inicia vacinação com a CoronaVac a partir de quinta
3 YouTube suspende canal do presidente Donald Trump
4 Mourão rebate críticas do líder francês: 'Macron não está bem'
5 EUA executam Lisa Montgomery após decisão da Suprema Corte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.