Leia também:
X EUA pedem libertação de Áñez e políticos detidos na Bolívia

China anuncia sanções contra entidades dos EUA e Canadá

Ministério das Relações Exteriores do país asiático se pronunciou neste sábado

Pleno.News - 27/03/2021 17h47 | atualizado em 27/03/2021 17h51

China anuncia sanções contra entidades e indivíduos dos EUA e Canadá Foto: Pixabay

O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou, neste sábado (27), sanções contra entidades e indivíduos dos Estados Unidos e Canadá. A medida é uma retaliação a punições semelhantes impostas pelos governos dos dois países devido a supostas violações de direitos humanos na região de Xinjiang.

Em comunicado, o ministério chinês alegou que as proibições aplicadas ao país asiático pelos Estados Unidos e Canadá se baseiam em “mentiras e desinformação”.

– O governo chinês está firmemente determinado a salvaguardar sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento, e insta as partes relevantes a compreender claramente a situação e corrigir seus erros – disse o texto.

As restrições anunciadas pela China se aplicam ao presidente da Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF), Gayle Manchin, assim como ao vice-presidente da entidade, Tony Perkins, além do parlamentar canadense Michael Chong e integrantes do Subcomitê de Direitos Humanos Internacionais de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da Câmara dos Comuns do Canadá.

– Os indivíduos em questão estão proibidos de entrar no continente, Hong Kong e Macau da China. Além disso, os cidadãos e instituições chinesas estão proibidos de fazer negócios e manter intercâmbios com essas pessoas ou entidades – pontuou o ministério das Relações Exteriores.

Na última quinta-feira (25), a pasta já havia comunicado imposições semelhantes contra 13 indivíduos e entidades do Reino Unido baseadas nos mesmos argumentos. Além do governo britânico, Estados Unidos, União Europeia e Canadá também impuseram proibições a Pequim por conta da situação em Xinjiang, onde estaria havendo a repressão sistemática de minorias étnicas islâmicas.

No comunicado deste sábado, o governo chinês repetiu o alerta feito ao Reino Unido no anúncio anterior.

– Eles devem parar de manipular politicamente questões relacionadas a Xinjiang e de interferir nos assuntos internos da China de qualquer forma. Devem se abster de seguir pelo caminho errado – afirmou o texto da pasta.

*Estadão

Leia também1 China e Irã assinam acordo, em meio a sanções dos EUA
2 Lira e presidente do parlamento chinês conversam sobre vacinas
3 Joe Biden convidará Xi Jinping e Putin para cúpula sobre o clima
4 Aécio passa por cima de Araújo e abre diálogo com a China
5 Coronavírus: Relatório da OMS sobre a origem terá 4 teorias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.