Leia também:
X Trump: EUA estão tratando com 7 países para proteger Ormuz

Chefe de gabinete de Trump é diagnosticada com câncer

Susie Wiles informou que não planeja tirar licença

Pleno.News - 16/03/2026 16h58 | atualizado em 16/03/2026 17h50

Donald Trump e Susie Wiles Foto: EFE/EPA/AARON SCHWARTZ / POOL

Susie Wiles, chefe de gabinete do presidente Donald Trump na Casa Branca – e a primeira mulher a ocupar tal cargo -, anunciou, nesta segunda-feira (16), que foi diagnosticada com câncer de mama. Segundo Wiles, a doença foi detectada em seu estágio inicial. Ela afirmou ainda que permanecerá trabalhando e não planeja tirar licença.

Wiles disse ainda que iniciará um tratamento na região de Washington em breve, mas não deu detalhes sobre o procedimento.

– Quase uma em cada oito mulheres nos Estados Unidos enfrentará esse diagnóstico – disse ela em um comunicado ao The New York Times.

– Todos os dias, essas mulheres continuam a criar suas famílias, ir trabalhar e servir suas comunidades com força e determinação. Agora, eu me junto a elas.

Wiles disse ao NYT que contou ao presidente sobre seu diagnóstico depois de tê-lo recebido na semana passada.

– Sou grata por ter uma equipe médica excepcional que detectou o câncer precocemente e está acompanhando meu tratamento, e me sinto encorajada pelo prognóstico positivo. Também sou profundamente grata pelo apoio e incentivo do presidente Trump enquanto me submeto ao tratamento e continuo exercendo minha função atual – declarou.

Ao descrever seu prognóstico como “bom”, Wiles disse que o presidente havia formado “uma equipe eficaz ao seu redor”, que garantiria que não houvesse interrupções durante seu tratamento.

O diagnóstico foi anunciado por Trump na Truth Social. Na postagem, ele afirma que a chefe de gabinete é “uma das pessoas mais fortes que conheço” e que “durante o período de tratamento, ela passará praticamente o tempo todo na Casa Branca, o que me deixa, como presidente, muito feliz!”

– A força e o comprometimento dela em continuar fazendo o trabalho que ama e faz tão bem, enquanto está em tratamento, dizem tudo o que você precisa saber sobre ela – disse ele, acrescentando mais tarde:

– Melania e eu estamos com ela em todos os sentidos.

Nos últimos cinco anos, Wiles tem sido uma figura singular no mundo de Donald Trump. Ela supervisionou a operação política do mandatário e a campanha de reeleição de 2024 que o reconduziu à Casa Branca.

Wiles foi uma das duas integrantes da equipe de campanha de Trump, juntamente com seu assessor de longa data, Dan Scavino, que acompanhavam o presidente quando ele foi baleado na orelha direita durante um comício ao ar livre em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024.

*AE

Leia também1 Trump critica Suprema Corte dos EUA e elogia jornalista de direita
2 Trump: EUA estão tratando com 7 países para proteger Ormuz
3 Trump diz que "muito em breve" poderá haver acordo com Cuba
4 Michelle diz que Bolsonaro deixou a UTI, após melhora de saúde
5 Jornalista acusado de perseguir Dino fica em silêncio diante da PF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.