Leia também:
X Consumo de tabaco em locais públicos está proibido no México

Chefe da máfia italiana é preso após ficar 30 anos foragido

Matteo Messina Denaro foi preso em uma clínica particular na Sicília, região autônoma da Itália

Pleno.News - 16/01/2023 10h48 | atualizado em 16/01/2023 11h43

Matteo Messina Denaro foi preso após ficar foragido por 30 anos Foto: EFE/EPA/CARABINIERI

Matteo Messina Denaro, chefe da máfia italiana que estava foragido há 30 anos, foi preso nesta segunda-feira (16) na Sicília, região autônoma da Itália. O mafioso foi detido por volta das 9h30 da manhã no horário local (5h30 de Brasília), em uma clínica particular chamada Maddalena, em Palermo.

Messina Denaro foi condenado à prisão perpétua por seu papel nos assassinatos, em 1992, dos promotores Giovanni Falcone e Paolo Borsellino. Ele também enfrenta uma sentença de prisão perpétua por seu papel nos ataques a bomba em Florença, Roma e Milão, que mataram dez pessoas em 1993.

De acordo com a divisão de operações especiais que deflagraram a operação contra Messina Denaro, o mafioso estava na clínica para “fazer terapia”. Messina Denaro era considerado foragido desde 1993, quando Totò Riina, conhecido como o verdadeiro e poderoso chefão da máfia Cosa Nostra, foi preso.

– Os carabinieri (polícia da Itália) prenderam o fugitivo Matteo Messina Denaro dentro de uma estrutura sanitária em Palermo, onde ele havia ido para tratamento terapêutico – disse Pasquale Angelosanto, general da polícia nacional dos carabinieri, segundo a AGI News.

Um vídeo divulgado por um jornalista do jornal La Reppublica mostra o momento em que a população de Palermo aplaude a chegada da polícia para a prisão de Matteo Messina. Denaro, apelidado de Diabolik, já foi considerado candidato a chefe dos chefes da máfia siciliana, após as mortes de Bernardo Provenzano, em 2016, e Salvatore Riina, em 2017.

O homem de 60 anos é conhecido pela violência e por afirmações infames. Certa vez disse com orgulho: “Eu enchi um cemitério, sozinho”. Segundo a polícia da Itália, ele manteve seu estilo de vida luxuoso por algum tempo depois de fugir, graças a ajuda de vários banqueiros.

Em agosto de 2021, a emissora de TV pública italiana RAI divulgou uma gravação datada de março de 1993 na qual a voz de Denaro foi identificada pela primeira vez durante um julgamento em que ele foi chamado para depor. Depois de algumas semanas, o chefe fugiu e não foi encontrado desde então.

*AE

Leia também1 Estudante é acusada de desviar quase R$ 1 milhão de formatura
2 Mais um anestesista é preso por estuprar pacientes sedadas no RJ
3 Explosão em clube de tiro no AM deixa ao menos quatro mortos
4 Ex-chefe da PM do DF afirma que tentou desativar acampamento
5 Três viram réus por bomba perto do Aeroporto de Brasília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.